Essenciais para absorver o vapor produzido no preparo dos alimentos, as coifas tornaram-se indispensáveis aos projetos de arquitetura e decoração, especialmente em ambientes com pouca ventilação. Veja algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de adquirir e instalar o produto.
Tamanho do fogão ou cooktop
Independente do espaço da cozinha, o mais importante é saber qual o tamanho do fogão ou do cooktop. Isso irá determinar o tamanho ideal da coifa, que deverá ser instalada logo acima dele, sem muita sobra ou falta.
Local da instalação
- Verifique se a parede ou teto onde a coifa será instalada suporta o peso do produto e se no local não há encanamento que pode ser rompido durante a instalação.
- Aconselha-se que a distância mínima seja de 65 cm da mesa do fogão até o filtro de gordura da coifa, enquanto a distância máxima ideal é de 90 cm. O consumidor deve sempre verificar a distância mínima e máxima entre a coifa e o fogão/cooktop no manual dos produtos.
Como escolher o modelo
- Para quem possui o fogão ou cooktop no centro da cozinha é indicada coifa de ilha.
- Já quem tem uma bancada encostada ou um fogão que fica contra a parede deve escolher o modelo de parede.
Dica esperta da BBel: Consulte as condições de instalação antes de comprar o produto.
Pequena reforma
- Para instalar a coifa no modo exaustão é preciso uma pequena reforma na parede que viabilize o duto para a saída de ar (150 mm de diâmetro).
- O projeto da saída da exaustão da laje da cozinha até o ambiente externo deve ser acompanhado e projetado por um engenheiro.
Maior potência
A potência do modelo escolhido impacta na capacidade de sucção do produto. Quanto maior a capacidade de sucção da coifa, maior será a quantidade de vapor retirado do ambiente.
Cuidados na hora de instalar o produto
- Prefira Assistência Técnica Autorizada para realizar a instalação.
- Caso o modelo seja de parede e com a condição apenas de depurador, a acomodação é relativamente simples.
- Se consistir na condição de exaustor, é necessário que se tenha a espera (local onde o ar sairá) pronta para a instalação do produto. Para coifas de ilhas, a instalação é mais complexa. Nesses dois últimos casos, o indicado é a instalação com auxílio técnico para evitar perda de garantia por instalação incorreta.
Fontes: Engenheiros da Whirlpool Latin America, e Marcelo Gutierres, gerente de metais, louças e móveis da Telhanorte.