Importantes no preparo de diversas receitas, o liquidificador, mixer, batedeira e o processador ainda causam confusão sobre suas funções específicas. É legal ter todos os produtos à disposição para garantir o melhor resultado em cada experiência culinária, mas em situações específicas dois produtos distintos podem atender à mesma necessidade. Veja abaixo a função de cada eletro.
Liquidificador
- Usado para triturar, picar e liquidificar. O controle da densidade dos alimentos também pode ser feito acionando o nível de velocidade apropriado.
- Indicado para preparo de purês, sopas, sucos, vitaminas, molhos, triturar sementes e grãos, bater massas que não precisam ficar fofas depois de prontas, como torta, pudim e panqueca.
- Não é indicado para bolos que precisam ficar fofos depois de prontos, massas densas como as de pães, chantilly e claras em neve, além de alimentos muito quentes.
Mixer
- Possui a mesma função do liquidificador, só que é muito mais prático de usar e limpar. Tem a facilidade de misturar um alimento no próprio recipiente de preparo, como a própria panela, por exemplo.
- Suas funções variam de acordo com modelo. O mais simples pode ser usado para misturar, triturar e liquidificar. Já um modelo mais completo pode agregar funções como picar, espumar, bater e emulsionar.
- Indicado para preparo rápido de pequenas porções e misturas que precisam ficar aeradas. Prático ele se encaixa em copos e potes e tem fácil limpeza, ideal para sucos, vitaminas, sopas.
- Não é indicado para alimentos sólidos.
Batedeira
- Item mais usado para preparo de massas em geral, como bolos, tortas e pães. Devido à sua rotação, velocidades e batedores é um utensílio que garante a mistura mais homogênea.
- Indicada para bolos, pães, massas leves, pesadas e aeradas como claras em neve e chantilly.
- Muitas vezes os aparelhos contam com acessórios que podem ser acoplados em sua base para outras finalidades como abrir e cortar massas, fazer sorvetes, ralar, fatiar e moer alimentos, extrair sucos etc.
- Não é indicado para alimentos que precisam ser triturados.
Processador
- A vantagem é a versatilidade de funções em um único aparelho, pode reduzir o número de outros eletros em casa e preparar grandes quantidades.
- Um modelo mais completo oferece funções de corte em diferentes espessuras, possibilidade de ralar, fatiar, picar, emulsionar, misturar massas e até mesmo processar três tipos de alimentos ao mesmo tempo.
- Indicado para cortar legumes, ralar queijo, triturar temperos como alho e cebola, preparar molhos etc. Indicado para fatiar, triturar e moer quase todo tipo de alimento sólido.
- Não é indicado para misturas líquidas e misturas que precisam ficar aeradas.
Fontes: Marcelo Vergel,Diretor Comercial da Unikitchen; Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Produto da Electrolux; Renata Herz, gerente da KitchenAid.