Complicações como gengivites e periodontites podem causar infecções, sangramentos e até a perda dos dentes.
Nada é mais gostoso do que os momentos de carinho com o seu animal, só que às vezes torna-se impossível a aproximação por conta do cheirinho desagradável sempre que ele abre a boca.
O mau hálito é um problema que também afeta os animais de estimação principalmente os cães. A halitose é um dos primeiros sintomas de problemas bucais mais sérios.
A proliferação de bactérias na superfície de dentes e gengivas é chamada de placa bacteriana. Essas placas predispõem a precipitação de sais minerais provenientes da saliva formando o cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro, que aumenta o acúmulo de bactérias. Esse processo causa complicações como gengivites e periodontites que podem causar infecções, sangramentos e até a perda dos dentes.
Algumas raças pequenas são mais propensas a doenças periodontais por terem dentes mais unidos que facilitam o depósito de restos de comida e a proliferação de bactérias.
Para evitar o inconveniente bafo é necessário escovar os dentes do animal periodicamente. Se o tártaro já estiver instalado, será necessária a remoção através de raspagem feita por um Médico Veterinário.
O procedimento é feito sob anestesia geral para que se possa remover com tranquilidade e de maneira eficiente. Em casos mais graves podem ser necessárias duas ou três sessões de raspagem para eliminar completamente o tártaro.