O diagnóstico de gestação pode ser feito precocemente a partir de 20 dias após o acasalamento
A cadela gestante passa por diversas mudanças comportamentais e físicas e, sem exames, é possível perceber a gestação apenas no terço final, em que se nota um abaulamento abdominal e um aumento do volume das mamas. Por isso, muitas vezes a gestação passa despercebida até 15 ou 20 dias antes do parto. Antes de saber quais são os cuidados necessários durante a gestação da cadelinha é preciso confirmar se ela está prenhe mesmo, através da ultrassonografia, a partir de 20 dias após o acasalamento ou por meio da palpação abdominal após 30 dias.
A gestação em cadelas pode durar entre 58 e 70 dias, mas em média dura cerca 62 dias. Quanto menor a raça, menor é o número de filhotes e maior é o tempo de gestação. Raças grandes tendem a ter ninhadas maiores. É possível saber o número de filhotes a partir de 45 dias de gestação através de uma radiografia.
Cuidados na gestação animal
Assim que a gestação for diagnosticada é importante reforçar a alimentação. Alterar a ração de adulto da fêmea para uma ração de filhotes é uma boa opção, pois a ração de filhotes tem mais nutrientes, proteínas e cálcio importantes para formação da ninhada. Desta forma, não é necessário suplementar cálcio, que em excesso pode ser perigoso para a cadela e predispô-la a eclampsia, caracterizada por tremores e incoordenação. Caso isso ocorra, o animal deve ser levado com urgência ao pronto socorro veterinário para receber cálcio intravenoso.
A vacinação e a vermifugação devem ser feitas antes do acasalamento, caso não tenha feito não vacine cadelas prenhes. Já a vermifugação só pode ser feita nas duas últimas semanas antes do parto, mesmo assim não livra os filhotes de nascerem com vermes, pois o vermífugo vai matar apenas os vermes do tubo digestivo, e não aqueles cujo ciclo é migratório ou ainda, os transmitidos via placentária. Ou seja, é melhor que estes cuidados sejam tomados antes do acasalamento para garantir uma gestação saudável.
Banhos podem ser dados normalmente, mas deve-se ter cuidado no final da gestação. Se a cadela se estressa demais durante o banho é melhor evitá-lo, pois o estresse libera cortisol (hormônio responsável pelo desencadeamento do parto) podendo antecipar a data prevista.