Doença afeta qualquer animal de sangue quente, aves, mamíferos e o homem.

A toxoplasmose é uma doença cosmopolita que afeta qualquer animal de sangue quente, aves, mamíferos e o homem. É causada por um microorganismo chamado toxoplasma gondii e possui como hospedeiro definitivo os gatos selvagens ou domésticos.
Como a toxoplasmose é transmitida
A toxoplasmose pode ser transmitida tanto para os animais quanto o homem quando há ingestão de carne crua contendo taquizoítos ou bradizoítos (forma infectante).
A outra forma de transmissão é através da ingestão de oocistos infectantes liberados através das fezes de gatos portadores. O contato com as fezes do gato e consequentemente com os oocistos liberados é que determina a infecção. Você deve se perguntar: Como que alguém vai ingerir um ovo presente nas fezes de gatos? A resposta é que esses oocistos no ambiente se esporulam, ou seja, eles rompem liberando vários esporozoítos no ar. Ocorre como se fosse pólen e é assim que nós ingerimos. Esses esporozoítos podem sobreviver no ambiente por até 18 meses e são super-resistentes aos desinfetantes.
Grávidas e toxoplasmose

A toxoplasmose durante a gravidez pode ocasionar malformações ao feto. Essa é a forma transplacentária de infecção sendo mais prejudicial na primeira metade da gestação.
Os gatos são os únicos animais que possuem a fase intestinal da doença, ou seja, os únicos animais que liberam ovos infectantes nas fezes, por isso o pavor de mulheres grávidas que possuem gatos e não têm a menor idéia se ele é um portador ou não. É importante lembrar que gatos liberam milhões de ovos durante 1 ou 2 semanas e depois só voltam a eliminar em alguns casos que levam a imunossupressão.
Cuidados com carne crua
- Para eliminar toxoplasma gondii de carnes deve-se cozinhar a mesma por pelo menos 10 minutos, pois ele resiste nos tecidos a temperaturas de até 70C.
- O congelamento por mais de 3 dias inativa os cistos na carne.
Formas de controle:
- Mulheres grávidas devem evitar limpar a caixa onde gatos defecam, jardins, e hortas. Se não for possível, use luvas e queime as fezes do gato.
- Lave bem as mãos com água e sabão após manusear carnes cruas, jardins e hortas.
- Lave rigorosamente verduras e frutas.
- Cubra os tanques de areia existentes em playgrounds para evitar que gatos defequem.
- Evite comer carne crua ou mal passada e não ofereça aos animais, principalmente aos gatos.
Mito:
Ao contrário do que muitos pensam, o pombo não transmite a toxoplasmose, a não ser que se coma a ave crua! Lembre-se que as formas de infecção da doença são através da ingestão de carne crua ou malpassada contendo cistos, ou através da ingestão dos oocistos liberados apenas nas fezes dos felinos.