Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Escovação é muito mais do que simplesmente higiene

Shutterstock/ Olga Ilina

O dia passa num piscar de olhos e às vezes deixamos passar a atenção que nosso amigo peludo merece. Uma ótima solução para isso é reservar alguns minutos do seu dia para escová-lo.
A escovação, além remover os pelos mortos e ajudar a identificar a presença de pulgas e carrapatos, pode também proporcionar um contato mais intimo, um momento de carinho e atenção que é muito importante para a saúde mental tanto do bichano quanto do humano que o escova. Durante esse momento, você irá acariciar e massagear seu amigo, realizando um hábito higiênico importante, além de proporcionar ativação da circulação periférica. A escovação diária ensina ao animal a relaxar e se acalmar, ele aprende que recebe carinho em troca de um comportamento mais calmo e isso pode ser ótimo para animais muito agitados.

Dica esperta da Bbel: Independentemente do tipo de escova, a escovação deve ser feita de maneira suave sem força.

Tipos de escova para cada tipo de pelo

Shutterstock/ Olga Ilina

A escolha do tipo de escova vai variar de acordo com o tamanho do pelo. Raças de pelos longos, como Bichon Frisé, Maltês, Poodle, Yorkshire, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Pastor de Shetland, Cocker Spaniel, Golden Retriever, Sheep dog, Akita, Pastor Alemão, Terra Nova, entre outros, devem ser escovados diariamente por rasqueadeiras com cerdas de aço, esse tipo de escova penetra fundo no pelo sem machucar a pele.

Já para as raças de pelos curtos como: Rottweiler, Bulldogue, Beagle, Basset Hound, Labrador, Boxer, Pug, Dachshund, Pit Bull, Weimaraner, entre outras, a escova mais indicada é a rasqueadeira com cerdas de borracha, pois neste caso, o contato da escova com a pele é maior. Apesar do contato diário ser importante escovar uma vez por semana é suficiente.

Outra dica, na hora de escovar o seu animalzinho é importante escolher um local tranquilo e que você possa estar em uma posição confortável. Apoie os bichinhos de pequeno porte em uma mesa, por exemplo, mantendo a atenção para que eles não caiam. Animais maiores devem ser escovados no chão. Um banquinho ou uma cadeira podem ajudar a manter sua coluna livre das dores.

Lembre-se que para uma pelagem sedosa e brilhante, além da escovação, uma dieta equilibrada, banhos frequentes e a vacinação em dia ajudam a manter seu amigão saudável.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Tags:, ,
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário