A falta de conhecimento e algumas crenças populares levam muitas pessoas a medicarem por conta própria seu animal de estimação. Essa prática muitas vezes pode complicar ainda mais o quadro do animal e ainda levá-lo à morte.
Alguns remédios humanos de uso comum podem fazer verdadeiros estragos em cães e gatos, por isso, sempre que o seu animal apresentar qualquer sintoma ou alteração comportamental, procure imediatamente um Médico Veterinário e não siga orientações de leigos mesmo que bem-intencionados.
Os animais são diferentes de seres humanos quanto à digestão e absorção de substâncias e muitas vezes, a dose de um medicamento que parece ser inofensiva a uma pessoa pode ser extremamente tóxica a cães e principalmente gatos que possuem alterações no metabolismo das drogas por deficiência de algumas enzimas hepáticas.
Medicamentos à base de diclofenaco, por exemplo, quando ingerido por cães, causam gastroenterites severas, podendo provocar úlceras hemorrágicas que se não tratadas a tempo, podem levar o animal a óbito em algumas horas.
O Ácido Ácetil Salicílico nos gatos, pode provocar vômito, depressão respiratória, febre, gastrite hemorrágica, entre outros sintomas.
Lista dos medicamentos proibidos para gatos
- Paracetamol: A ingestão de 50mg de paracetamol pode ser fatal aos gatos. Causa um tipo de anemia grave nos gatos. Os primeiros sinais da intoxicação são anorexia, vômitos e salivação intensa.
- Benzocaína: Utilizado como anestésico tópico. Causa estímulo do sistema nervoso central (SNC) podendo provocar tremores e convulsões.
- Carbamato: Presente em produtos contra pulgas e carrapatos à venda em Pet Shops. Causa lesão no SNC.
- Ácido Acetil Salicílico: Devido à deficiência de enzimas importantes na metabolização de medicamentos, a eliminação do AAS nos gatos é muito lenta, e o acúmulo das doses ingeridas é que causa o problema. Sintomas como anorexia, depressão, vômito, febre, angústia respiratória e hemorragia gastrintestinal, podem aparecer de acordo com o número de doses administradas.
Às vezes a ingestão de medicamentos ocorre acidentalmente por gatos curiosos que costumam entrar nos armários. Por isso que em casa, devemos sempre, manter remédios não só longe das crianças, mas também fora do alcance de animais domésticos.
Caso o seu bichano ingira acidentalmente algum desses produtos, encaminhe-o rapidamente a um veterinário. Todo cuidado é pouco quando se trata de remédio e de saúde.