Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar cada tipo de tecido: F a R

Cada tecido tem uma trama diferente e precisa de um tratamento específico para manter sua estrutura original. Se não cuidamos dessas singularidades na hora da lavagem, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa, comprometendo sua durabilidade. Algumas dicas fazem a diferença na conservação das peças.

Veja como cuidar de roupas cujos tecidos começam com as letras de F a R

Flanela

  • Lave preferencialmente em água morna. Junte à água do último enxágue 1 colher de sopa de glicerina ou amoníaco, para que a peça permaneça macia. Não torça, apenas esprema. Deixe secar à sombra.
  • Se a flanela for colorida, coloque um pouquinho de vinagre no último enxágue; se for branca, um pouco de água oxigenada.
  • Se você não quiser lavar a peça, apenas limpar, passe uma escova umedecida em álcool.

Jeans

  • O jeans pode ser colocado na máquina de lavar com sabão neutro.
  • Se tiver alguma mancha de gordura, coloque talco na mancha antes de lavar e deixe de um dia para outro. Depois lave normalmente.

Siga os mesmos procedimentos indicados para tecidos de flanela. Evite que sua roupa de lã encolha ao ser lavada pingando algumas gotas de amoníaco na água.

Linho

Use os mesmos procedimentos relativos a algodão branco. Estas peças também podem ser lavadas em água quente misturada com uma colher de chá de ácido bórico e uma colher de essência de terebintina.

Musseline

Para a musseline ficar mais encorpada, após uma lavagem comum, mergulhe a peça por dez minutos em água de arroz.

Nylon

Com a peça de roupa úmida, passe sabão de coco e deixe repousar por 1 hora, para posteriormente lavar com sabão próprio para roupas finas. No último enxágue, acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Seque à sombra.

Organdi

Quando não quiser usar goma nessas peças, coloque na última água de enxaguar uma colher de sopa de sal cheia. Ao passar a ferro, o organdi ficará mais encorpado, como se tivesse sido engomado.

Rendas

  • As rendas finas são lavadas em água e espuma de sabão para tecidos delicados.
  • Rendas pretas ficarão como novas se forem lavadas com sabão para tecidos delicados e ficarem de molho por uma hora dentro de um recipiente cheio de cerveja. Neste procedimento, não se deve enxaguar a peça de renda. Seque-a entre dois panos e passe-a a ferro ainda úmida.
  • Uma renda de cor natural não perderá seu tom se, depois de limpa, for mergulhada por alguns minutos numa solução de chá preto forte ou em chá feito com bastante casca de cebola. Se a renda for branca e você quiser dar a ela um tom antigo, deixe-a ferver por meia hora dentro de recipientes contendo chá preto. Não é necessário enxágue.
  • Para que as rendas fiquem bem encorpadas por mais tempo, não use goma. Mergulhe-as numa água onde foram dissolvidos dois tabletes de açúcar. Assim, elas também se conservarão por mais tempo. Este jeito de engomar renda só pode ser usado em peças que não ficarão guardadas por muito tempo.
Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário