Com o fim do inverno, os dias ficam mais quentes e as noites mais abafadas. Depois de passar alguns meses – literalmente – embaixo das cobertas é hora de guardar as roupas de cama mais pesadas, como edredons e cobertas. Porém, não basta simplesmente dobrar e guardar no armário. Essas peças precisam de cuidados para evitar mofo, mau cheiro e prevenir problemas de saúde. Confira as melhores recomendações para conservar cobertas e edredons enquanto estiverem fora de uso.
Dicas práticas
- Primeiramente, devemos ter alguns cuidados com o armário onde cobertas e edredons serão armazenados. Não adianta manter tudo super bem guardado se o móvel tiver mofo ou umidade. Coloque um antimofo, daqueles encontrados facilmente em supermercados, dentro do armário, seguindo as instruções do produto;
- Uma solução caseira para a umidade é colocar 5 bastões de giz em pequenos sachês de tule e espalhá-los pelo armário;
- Lave bem as roupas de cama antes de guardá-las. Armazená-las limpas e secas evita que as peças mofem;
- Dê preferência aos sacos a vácuo. Se não tiver, utilize sacos em TNT. Nunca utilize os sacos plásticos comuns;
- Colocar os edredons e cobertas no sol mensalmente faz bem, inibe mau cheiro, fungos, mofo e ajuda a combater os ácaros;
- Antes de voltar a utilizar cobertores e edredons, lave e seque as peças. Para que esse processo seja realizado de forma eficaz, retire as peças do guarda roupa com antecedência, lave-as e deixe-as secar por completo. Isso evitará mau cheiro e proliferação de ácaros.
Fontes: Cynthia Mafra, professora do curso de medicina da Universidade Anhembi Morumbi, Vera Corradi, Personal Organizer e Eduardo L´Hotellier, diretor do GetNinja.