
Quase ninguém gosta de passar roupas, atividade que requer bastante tempo e esforço. Para facilitar sua vida, selecionamos algumas dicas simples e práticas que ajudam a otimizar tanto o tempo quanto o esforço nessa tarefa doméstica.
A primeira dica é deixar tudo o que é necessário para passar bem as roupas separado antes de começar.
Organize-se antes de começar
- Se você puder comprar uma tábua de madeira larga, melhor. Peças de tamanho grande, como por exemplo, as roupas de cama e mesa são passadas com mais facilidade neste tipo de tábua.
- Para passar peças de cetim, tailleurs, microfibras e lã separe um tecido fino de algodão branco. Esses tecidos podem ficar com brilho e marcas ao serem passados sem a devida proteção.
- Pegue uma escova de cerdas naturais para remover poeira e pequenos fios das roupas.
- Utilize um borrifador para umedecer as peças se necessário.
- Cabides são indispensáveis para alguns tipos de peças, separe a quantidade necessária para pendurar as camisas, paletós, vestidos, dentre outros.
- Ferros a vapor facilitam o trabalho.
Como deixar as roupas mais fáceis de passar

Para deixar as roupas mais fáceis de passar, e assim reduzir o tempo e o esforço na atividade, é importante tomar cuidados no processo de lavagem e na hora de estender a peça.
Cuidados na lavagem
- Na hora da lavagem, evite misturar roupas pesadas, como calça jeans, com roupas leves como camisetas, lenços e vestidos.
- Coloque as roupas na máquina com cuidado. Procure acomodar bem as roupas no equipamento para evitar que elas fiquem torcidas.
- Use amaciante ou vinagre de álcool na lavagem para deixar as roupas macias. No caso do amaciante, procure diluí-lo em água antes de colocar na máquina. Isso também evitará o aparecimento de manchas.
Cuidados na secagem
- Na hora de estender as roupas no varal, prefira colocar as peças no lado do avesso, principalmente as coloridas.
- Camisetas devem ser estendidas no varal sempre ao meio e nunca pela gola ou borda.
- As camisas precisam ser estendidas em um cabide para pendurar no varal.
- Blusas de lã também precisam ser penduradas ao meio para não deformá-las.
- Não deixe as roupas no varal por muito tempo. A secagem excessiva endurece as fibras e remove sua umidade natural.
- Se você tiver secadora em casa, utilize-a com frequência porque ela amacia as roupas, deixando-as mais fáceis de passar. Mas leia a etiqueta da roupa para não danificar tecidos que não podem ir à secadora.
Organize as roupas que serão passadas
- Guarde as roupas para passar em uma pilha dobrada, de preferência, dentro de um cesto. Mas cuidado para não amontoá-las.
- Separe a roupa por sequência na hora de passar. Junte todas as camisas, as camisetas, os jeans, as malhas, os vestidos e as roupas de cama, antes de iniciar o processo.
- Procure dobrar as roupas de cama logo após tirá-las do varal. Desta forma, elas ficaram mais fáceis de passar.
Na hora de passar
- Procure utilizar borrifador, goma ou facilitador na hora de passar as camisas.
- Dê prioridade para o que você usa mais. E comece a desenvolver a tarefa, passando estas peças, pois, no começo da atividade você estará com mais disposição.
- Antes de começar a passar as peças, certifique-se que não há resíduos de sujeira no ferro.
Dicas espertas
- Para deixar a camisa impecável: comece a passá-la pelo colarinho, deixando-a reta e sem dobrar. Em seguida passe os punhos, as mangas e a parte frontal, deixando a parte das costas por último. Pendure a camisa imediatamente no cabide com o colarinho dobrado.
- As calças jeans podem ficar mais fáceis de passar se forem colocadas no lado do avesso. Junte as costuras de forma igual antes de colocar a peça na tábua. Com esta atitude, você pode evitar que a calça fique torta quando colocá-la no corpo depois de passada.
Fontes: Bebel Ferreira e Kátia Nakau, especialista em cuidados com as roupas da Unilever.