A forma que o corredor poderá ser aproveitado dependerá do seu tamanho. A partir de 1,20 m é possível aproveitar o espaço com algum tipo de móvel ou prateleira. Podem ser guardados diversos itens, como roupas de banho e de cama, livros, sapatos, roupas fora da estação, de uso esporádico (como roupas de praia), entre outros.
No projeto do designer Marco Aurélio Viterbo um aparador com objetos de arte e design, além de um banco, deixam o corredor alegre e funcional. Em corredores largos, de pelo menos 1,30 m, é possível ainda colocar uma sapateira ou um armário estreito para guardar roupas de cama e banho, mantas e cobertores, por exemplo.
No projeto do arquiteto Marcelo Rosset os quadros com fotos da família e gavetas foram colocados no corredor de acesso. Prateleiras e sapateiras estreitas são opções para corredores estreitos, porém longos. Ganchos também podem ser úteis.
Para os corredores com pé direito alto, o espaço acima do batente das portas é um espaço que pode ser muito aproveitado com prateleiras ou armários fechados, por exemplo.
Se o corredor for estreito, quanto menos móveis melhor, para não dificultar a passagem. É possível ter prateleiras estreitas para abrigar CDs, coleções, quadros e outros objetos que também ajudam a decorar o espaço.
No projeto da Barbara e Purchio Arquitetura, o corredor foi preenchido com uma coleção de miniaturas de carrinhos. Em um corredor com muitas portas é possível também ter um móvel multifuncional, como um banco baú estreito entre as portas de dois ambientes, para guardar roupas de cama, por exemplo. Se o espaço comportar, há ainda a possibilidade de ter armários aéreos.
Em prateleiras com 25 centímetros de profundidade, é possível guardar livros, objetos e roupas dentro de organizadores fechados, para evitar o pó;
Combinar prateleiras estreitas e espaço de armazenamento pode ser uma boa solução;
Para suavizar o ambiente, uma boa ideia é ter algumas fotos da família;
Prateleiras devem estar a, no mínimo, 15 centímetros do chão.
Dica esperta da Bbel: É importante não colocar mais móveis do que o espaço permite.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira, e as organizadoras Ana Afonso e Cecília Monteiro.
Imagem: 1 de 7A forma que o corredor poderá ser aproveitado dependerá do seu tamanho. A partir de 1,20 m é possível aproveitar o espaço com algum tipo de móvel ou prateleira. Podem ser guardados diversos itens, como roupas de banho e de cama, livros, sapatos, roupas fora da estação, de uso esporádico (como roupas de praia), entre outros. Leia mais: Corredor com função de integrar ambientesFoto: Shutterstock/Vadym Andrushchenko