Com 12 m², o espaço conta com mobiliário sob medida, laminado vinílico aplicado no piso e parede, mesa feita com porões antigos, adega climatizada, frigobar para outras bebidas e uma máquina para fazer gelo. Projeto da designer de interiores Stela Maris Sartori e da arquiteta Gabi Sartori para Mostra Polo Design Center.
Integrado a sala de estar, o bar foi planejado para que o cliente pudesse embutir a adega refrigerada. Revestido com espelho, o aparador feito sob medida, dá um toque de sofisticação ao ambiente. Projeto do arquiteto Lisandro Piloni.
A continuidade da bancada da cozinha foi aproveitada para criar um espaço e colocar as garrafas encaixadas, de forma harmoniosa e criativa. O móvel ainda dispõe de um local para guardar as rolhas de recordação. Projeto da arquiteta e designer de interiores Cilene Monteiro Lupi.
O buffet colocado no canto da sala funciona como um bar. As bebidas prediletas da moradora foram dispostas sobre o móvel de forma prática e sofisticada. Na parede, o quadro do acervo da proprietária dá um toque colorido ao ambiente. Projeto da arquiteta e designer de interiores Eliana de Souza.
Para não ocupar muito espaço, a arquiteta e designer de interiores Eliana de Souza criou um móvel que funciona como uma espécie de aparador. Neste local, o morador pode colocar as suas bebidas nos nichos e sobre a superfície. Duas poltronas giratórias fazem a integração deste espaço com o restante da sala.
Na sala de TV, o arquiteto Leonardo Junqueira aproveitou o espaço do móvel para criar um pequeno bar, colocando as bebidas prediletas do proprietário no local.
No Loft Gourmet, o banco adega foi criado com capacidade para armazenar 80 garrafas e está localizado em um espaço geralmente perdido. Os futons e almofadas que complementam o banco deixam o móvel descontraído e personalizado. Projeto da arquiteta Tatielly Zammar.
Com capacidade para 250 garrafas de vinho, os arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi aproveitaram um espaço muito interessante no projeto. A cave da Bblock, sob medida, tem sistema patenteado de inclinação que acomoda as garrafas inclinadas de maneira prática e adequada.
Nesta casa de praia, o bar foi criado embaixo da escada aproveitando o espaço que geralmente passa despercebido. O cantinho foi equipado com adega para acomodar os vinhos e armários para copos e outros utensílios para bar. Projeto da arquiteta Selma Tammaro.
Nesta varanda, um balcão ocupando toda parede acomoda a adega e serve de apoio para bandeja, taças e travessas. Os pequenos nichos em MDF amadeirado acomoda as garrafas. Feito sob medida em MDF branco, o móvel tem superfície melamínica, o que facilita a limpeza e não impregna possíveis manchas de vinho. Projeto da arquiteta Adriana Fontana.
Moderna, a varanda tem como o tema o vinho evidenciado pela caixa de vidro decorativa preenchida de rolhas. A bancada acima da adega tem espaço de apoio para bandeja, um nicho embutido para garrafas e uma charmosa horta de ervas. O espelho que acompanha a bancada até o teto dá um efeito de amplitude no espaço. Projeto da arquiteta Adriana Fontana.
Como os proprietários da casa não queriam um bar aberto com taças à mostra pegando pó, a arquiteta Cris Schiavoni criou um móvel com portas tipo camarão para esconder o bar. O móvel fica localizado no living ao lado da porta de entrada do apartamento. "O projeto de um bar residencial deve ser prático, e pressupor que muitas pessoas, além do dono da casa, irão usar e se servir sozinho", comenta a profissional.
Os moradores deste apartamento gostam de receber visitas, por isso a adega está estrategicamente posicionada ao lado da sala de jantar e living facilitando a circulação entre os ambientes. Ela foi criada reaproveitando espaço ao lado da cozinha, com porta de correr, para aumentar a área útil. Projeto da arquiteta Cris Schiavoni.
Neste living, a arquiteta Evelin Sayar criou um minibar com as taças e bebidas preferidas dos moradores da residência.
No "Espaço Camarote e Bar da Copa do Mundo" da Casa Cor SP 2014, a arquiteta Jóia Bergamo colocou a adega e o frigobar no moderno móvel que separa os ambientes.
Este ambiente, projetado pelo arquiteto Leo Shetman, foi pensado para aproveitar o pequeno espaço que havia na lateral da escada. A adega se tornou um cantinho gracioso e acolhedor, com tons quentes, área de pia e armários para guardar taças.
Na área social deste apartamento localizado em São Bernardo do Campo (SP), a arquiteta Patrícia Duarte planejou um sofisticado bar de 3,00m². O espaço é ressaltado pela predominância da cor preta e cinza da decoração. Como os moradores gostam de vinho, a arquiteta projetou nichos superiores para comportar as garrafas e todas as rolhas dos vinhos consumidos por eles. Essas peças foram fixadas em uma parede espelhada, que ampliou o espaço.
A arquiteta Orlane Santos aproveitou o espaço do corredor da residência para criar um moderno snack bar, que facilita o deslocamento dos moradores para pegar algum petisco ou bebida em algumas ocasiões.
Na sala de estar, a arquiteta Letícia Nobel colocou sobre o aparador rústico as bebidas e taças favoritas dos proprietários.
Logo a frente do hall, um discreto bar recebe os amigos e convidados. As bebidas foram dispostas em um aparador e alguns bancos foram colocados à frente do móvel, para os visitantes relaxarem. Projeto da designer de interiores Maximira Durigan.
Para agradar o proprietário desta residência que é sommelier de cerveja, a arquiteta Ana Yoshida resolveu criar uma moderna adega. De frente para a área externa, a adega conta uma bancada de concreto, feita sob medida, uma estrutura de ferro pintada de preto que ocupa toda a parede, e iluminação pontual que destaca as fileiras de cerveja.
Nesta adega, com aproximadamente 11 m², a arquiteta aproveitou a estante em concreto armado que existia no ambiente, revestindo-a em travertino romano bruto para abrigar quatro adegas com nichos de vergalhão liso avinagrado, lembrando o aço corten, onde os vinhos ficam encaixados. Taças de cristal e oito adegas climatizadas decoram o ambiente de forma prática e funcional. Projeto da arquiteta Camile Guedes para a Casa Cor MG 2013.
As arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran transformaram o cantinho desta casa em um pequeno bar. Os alvéolos para o encaixe de garrafas de vinho já existiam, mas as arquitetas repaginaram a peça. Pintaram tudo de off-white, no mesmo tom das paredes, embutiram um móvel em L para abrigar as garrafas maiores, encaixaram a adega climatizada no móvel e criaram um módulo para atender o bar.
Nesta sala de estar, o arquiteto Marcelo Rosset colocou uma adega embutida no móvel, pois os moradores apreciam a degustação de vinhos.
Aproveitando o espaço embaixo da escada, os arquitetos André Bove e Felipe Raduan, criaram este ambiente sóbrio com características de bar/adega. O móvel feito sob medida recebe uma adega climatizada embutida, nichos para acomodar as garrafas e ainda serve de apoio para taças e objetos decorativos.
Neste projeto da decoradora Márcia Brunello, a adega climatizada foi criada para guardar até 800 vinhos. Uma mesa em madeira carvalho e quatro poltronas com rodízios permite que o proprietário estude e também deguste de suas aquisições na companhia de seus convidados.
No canto do grande living, uma mesa foi usada como bar. Bandejas de prata, taças rebuscadas e as bebidas favoritas dos moradores estão dispostas de maneira prática e funcional. Os arranjos de flores naturais trazem mais sofisticação ao espaço. Projeto da decoradora Márcia Brunello.
Projetada pelo arquiteto Léo Shetman, a sala de jantar ganhou um bar que funciona como buffet e apoio. Todo branco e com tampo em vidro de tom esverdeado, o móvel compõe perfeitamente com o restante do ambiente. O espelho dá um toque de sofisticação ao espaço.
Nesta residência, a arquiteta Stela Maris aproveitou o espaço que era designado à rouparia do apartamento para criar uma sofisticada adega. Localizado próximo ao living, o ambiente conta com uma bancada de madeira, três adegas climatizadas e cristaleiras de madeira com frente de vidro e espelho para refletir as taças.
Na cozinha, o balcão de serviço recebeu nichos para acomodar os vinhos do casal. Projeto da decoradora e designer de interiores Sueli Zapparolli.
Imagem: 1 de 30Com 12 m², o espaço conta com mobiliário sob medida, laminado vinílico aplicado no piso e parede, mesa feita com porões antigos, adega climatizada, frigobar para outras bebidas e uma máquina para fazer gelo. Projeto da designer de interiores Stela Maris Sartori e da arquiteta Gabi Sartori para Mostra Polo Design Center. Leia Mais: Como montar uma adega caseiraFoto: J.Vilhora