O hall é o primeiro ambiente do imóvel e a decoração diz muito a respeito do morador. Por isso, faça uma decoração que deixe o ambiente a sua cara e elegante.
Objetos decorativos
No hall podemos utilizar vários tipos de elementos decorativos, como aparadores, esculturas, tamboretes, tapetes, quadros, plantas, entre outros. A escolha vai depender do morador, que opta por algo mais ousado ou mais básico, e do tamanho do ambiente.
Revestimentos
Papéis de parede, obras de arte, cimento queimado, tintas coloridas, mosaicos são alguns revestimentos que são bem utilizados para revestir hall de entrada. Os espelhos também são bem usados pelos decoradores para ampliar o espaço, já que o hall costuma ser pequeno.
Iluminação
A iluminação não precisa ser forte, já que é um ambiente pouco frequentado pelos moradores. Ela precisa apenas ser aconchegante. Como dica você pode usar lâmpadas mini dicroica ou AR 70 graus focando em um objeto no qual quer destacar. Ou, uma sugestão mais básica, é fazer o espelho afastado da parede iluminado atrás por fita de LED.
Piso
O piso pode ser o mesmo do imóvel ou pode ser outro totalmente diferente, não há regras para o hall de entrada.
Cores
Como é um ambiente de passagem, você pode ousar nas cores usando tons fortes. O preto, em hall, fica muito elegante.
Materiais
Para um hall mais alinhado, use materiais nobres, dê valor a cada detalhe do espaço, como as portas, soleiras, batentes, acabamentos, e faça uma iluminação diferenciada.
Uma dica é revestir as paredes de madeira em tom mel e pendurar uma luminária bem bacana no canto. O espelho é bem-vindo nessa composição.
Praticidade
Para um hall prático e funcional é importante que ambiente esteja livre e facilite a entrada dos visitantes. Não obstrua a passagem com elementos e objetos decorativos. Foque na decoração das paredes.
Apartamento x casa
Como no hall de apartamento o espaço é pequeno, para não obstruir a passagem, são utilizados poucos objetos e a decoração é focada nas paredes, iluminação e piso.
O hall de casa costuma ser maior, portanto é possível ousar mais nos móveis. Invista em poltronas, tapetes, aparadores, obras de arte, entre outros objetos que agreguem estilo.
Fontes: Arquitetas Érica Salguero; Eliane Mesquita; Bebel Marrey Ferreira.