A decoração retrô não sai de moda e esse estilo faz uma releitura de características antigas aplicadas na linguagem gráfica. Confira sugestões para criar uma decoração com esse estilo.
Cores retrô
As cores que mais combinam com esse estilo, seja em pequenos ou grandes detalhes, são: laranja, verde, vermelho, azul, cor- de- rosa e lilás. Além de paredes, você pode pintar alguns móveis, como cômodas e mesas. Então, combine as cores da melhor forma, de acordo com sua personalidade.
Cerâmicas
Invista na cerâmica através de peças decorativas com formas geométricas psicodélicas, bem coloridas.
Mobiliário
O mobiliário é baixo, com linhas simples, porém sofisticadas. Pernas pontiagudas e sempre à vista, sofás largos e longos, poltronas arredondadas, bancos cromados, superfícies lisas e brilhantes.
Eletrodomésticos
Hoje em dia, algumas marcas apostam em eletrodomésticos com visual retrô, bem coloridos. Aposte em todos eles, pois farão a decoração ficar ainda mais especial.
Patchwork e crochê
Patchwork e crochê também são bem vindos. Almofadas, tecidos pendurados na parede ou mantas combinam bem.
Paredes e elementos decorativos
Aposte na decoração de paredes com pratos, utensílios bonitos, pôsteres e plantas. Reutilize objetos antigos que você nem imaginava que poderiam voltar a fazer parte da casa como bules, cestas, fruteiras, fotografias antigas, entre outros detalhes.
Estampas
As estampas florais e geométricas são utilizadas com frequências em paredes, tapetes e azulejos. Elas são um toque especial.
Vasos
Trocar os vasos de flores por garrafas fica bem interessante, eles lembram a casa da vovó, porém criam um clima retrô e atual ao mesmo tempo.
Dicas espertas da Bbel
Cuidado com os exageros, não tente misturar todas as cores, formas e estampas consideradas da época.
Visite antiquários, garimpe. Você pode achar peças incríveis com preços ótimos em alguns brechós ou bazares.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira, Cristina Barbara – arquiteta e Luciana Bindandi – designer de interiores.