A Pop Art surgiu na Inglaterra em 1956 e procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que se costuma chamar de kitsch (mal gosto). Mais tarde, o estilo artístico ganhou força nos Estados Unidos.
Características do estilo
O movimento Pop Art utilizou materiais inusitados, como gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes para reproduzir objetos do cotidiano. Esse fator contribuiu para criar identidade entre as pessoas que compravam as obras e o que elas reproduziam.
Outra característica refere-se ao custo das peças. Pelo fato dos objetos serem feitos de materiais de custo mais baixo, essas obras tornaram-se mais acessíveis e popularmente divulgadas.
A maioria das imagens representadas nas obras dos artistas plásticos da Pop Art remetia à estética de apresentação das histórias em quadrinhos e usavam peças publicitárias e ícones da televisão e do cinema.
Implementação do estilo na decoração
Os estilos criados por movimentos artísticos são usados na decoração de interiores pela necessidade de orientar o uso em massa dos objetos industriais por um senso estético. A ideia dos designers e decoradores é fazer com que arte e a sensibilidade façam parte da vida das pessoas através de objetos industriais criativos e com um tom de história artística.
Personalize sua casa com a criatividade da Pop Art
O cinzeiro comic, da Kare, tem imagens coloridas com desenhos em quadrinhos. A marca procurou criar uma linha “must-have” para um público não conformista e amante do design divertido (“fun-loving”).
Roy Lichtenstein e Andy Warhol foram os dois principais ícones do movimento. Eles introduziram a ironia à crítica social, que questionava o bombardeamento da sociedade capitalista por marcas, ídolos e objetos de consumo. Essa policromia e ironia são a base para esta linha da Kare.
É entendido que esse estilo nunca foi elitista, estando sempre aberto para pessoas comuns, cultura pop, arte de rua e design industrial e funcional. As peças que mais fazem sucesso na Kare são aquelas com imagens coloridas das divas Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, grafismos inspirados em Roy Lichtenstein e ainda quadrinhos alternativos europeus, como o anti-herói Diabolik.
Decoração divertida com o estilo
Os rótulos de sopas foram transformados em adesivos de parede pela IStick (imagem acima). Quatro molduras bem coloridas da Pop Soup podem deixar qualquer ambiente mais divertido e personalizado. A Laris tem na sua linha Pop Art a bandeja girl (imagem acima), que faz sucesso com os fãs de histórias em quadrinhos. Esta bandeja é feita em melamina e tem um design charmoso com sua estampa colorida.
Objetos decorativos com Pop Art
No Jogo de três caixas de madeira da Rojemac o estilo fica marcado pelo uso de fotografias, colagens sobrepostas e cores em evidência. A Pop Art dá um toque de juventude e personalidade aos ambientes. Esses objetos servem para pessoas espontâneas, que gostam da mistura de tons ousados e fotos abstratas.
Imagem mais pop
O Vaso Warhol Celebrities, estampado com reproduções de obras do artista Andy Warhol, é criação do designer Ronsen Tahl e está disponível no Espaço 204. A imagem de Marilyn Monroe é uma das figuras com grande utilização no movimento artístico e com grande sucesso popular. Atualmente, essa imagem é utilizada com frequência no mundo do décor, seja em vasos, itens de cozinha ou almofadas.
Fontes: Warde Marx, coordenador e professor de projetos culturais da Fundação das Artes de São Caetano do Sul; Mariângela Libertini, proprietária da Kare.