Pode ser de madeira, aço, latão, tecido e até mesmo de sandálias. Artigo de decoração antes restrito à sala, o revisteiro ganha espaço e invade outros cômodos da casa, como o banheiro e o quarto das crianças. Presença fundamental em qualquer sala de espera comercial, a peça ganha destaque e ajuda a organizar o ambiente, unindo soluções práticas e até mesmo ecológicas.
Criatividade
- Modelos e tipo de material não faltam;
- A criatividade é o fator que conta na hora de decorar os ambientes;
- Peças mais clássicas abusam da madeira e do aço, indo do rústico ao sofisticado;
- Algumas chegam a mesclar os dois estilos, ajudando a compor ambientes modernos e aconchegantes.
Versatilidade
- Você pode unir simplicidade e versatilidade, utilizando móveis que trazem essas características. Como por exemplo, o banco bandeirola, que pode ser composto por três módulos separados e servir também como mesa central e revisteiro, dependendo de sua posição;
- A flexibilidade da peça é o seu grande diferencial. O encaixe das peças traz versatilidade de tamanho e funções. Invertendo o lado você tem uma mesa lateral. Essa é a grande tendência do design: praticidade e versatilidade.
Peça invade área íntima
- Passou-se o tempo em que esse item de decoração ficava restrito a área social da casa;
- Além de invadir os cômodos, os revisteiros seguem novas tendências, como a ecossustentabilidade;
- Seguindo a linha de responsabilidade ambiental, você pode ter um projeto de banheiro sustentável, que não deixa de lado o uso de um revisteiro na parede recuada. A proposta pode utilizar duas varetas de bambu como suporte;
- Mais do que decorativo, o revisteiro no banheiro ajuda a estimular o hábito pela leitura, principalmente em jovens e crianças.
Quarto infantil
- Uma maneira criativa para ajudar na organização do quarto das crianças e ainda auxiliar no incentivo à leitura, é ter um revisteiro no ambiente;
- O revisteiro, confeccionado em madeira, pode compôr a decoração colorida do ambiente e servir de suporte para livros e material infantil, familiarizando a criança com o mundo lúdico e cultural.
Improviso
- Uma ideia criativa e de confecção simples é o revisteiro feito com cabide;
- Sem complicação e de fácil instalação, a peça chama atenção pela simplicidade;
- Para quem gosta de usar a criatividade, fitas e cores transformam o item em uma peça interessante;
- Fácil e prático para usar em diferentes ambientes da casa.
Reaproveitamento
- A preocupação com o meio ambiente chamou atenção do mundo do design, onde foi desenvolvido um projeto de reaproveitamento de resíduos florestais, reutilizando um pedaço de madeira pequi.
Artesanato
- Com uma armação de madeira, um pouco de tecido e muita criatividade, é possível fazer um revisteiro artesanal;
- Mesmo sendo uma peça de simples confecção, os detalhes não podem escapar: Ter maior preocupação com a qualidade da matéria-prima e com o acabamento, onde deve se dar mais atenção para costuras, aplicações e a harmonia entre as cores usadas, é uma boa dica para se ter uma ótima peça.
Use a sua criatividade e aprenda a transformar uma caixa de madeira em prateleira no vídeo a seguir:
Fontes: Designer Ivan Rezende; Designer de interiores Victor Mello; Arquiteta Karla Cunha; Arquiteta Maria Fernanda Rodrigues; Designer Hugo França; Artesã Louise Gusmão.