Usar quadros, fotografias e gravuras é uma forma de personalizar qualquer ambiente, além de combinar com todos os estilo de decoração. Mas, pendurar todos os quadros nem sempre é uma tarefa simples.
Uma alternativa muito bacana é apoiá-los em bancadas ou até mesmo no chão, isso pode até ser uma saída para quem mora de aluguel e não quer marcar as paredes. Confira alguns ambientes que deram certo!
Quadros no chão
Quadros colocados no chão podem até completar o mobiliário.
Apoiados na mobília
Quadros também ficam legais quando apoiados em prateleiras ou móveis. Mas, a prateleira que for abrigar os quadros deve ter uma canaleta na parte externa para evitar que caiam.
Tudo combinando
A composição pode ser montada usando quadros de diversos tamanhos e cores, o que precisa ser observado é a combinação das peças.
Sobreposição
Fazer sobreposição de quadros pode trazer um efeito muito bacana, apenas observe que os quadros maiores ficam atrás e os menores na frente.
Cuidados para quadros apoiados
Quadros apoiados em cômodas e aparadores podem escorregar, portanto leve em consideração utilizar adesivos de silicone para servir de apoio.
Duas ideias também interessantes são os ganchos adesivos, que são facilmente encontrados em lojas de construção, ou fita banana, que é uma dupla face grossa. O mais importante é verificar o peso suportado pelos materiais.
Quadro vira móvel
Nesse projeto acima, o quadro grande ficou apoiado no chão e ganhou “status” de mobiliário. Nessa função chama mais atenção, por isso é importante ter cuidado para combinar o quadro com o restante da decoração.
Os quadros em prateleiras podem substituir a cabeceira da cama, por exemplo. Podemos instalar várias no mesmo espaço e misturar gravuras com fotografias de diversos tamanhos na mesma prateleira, móvel ou até mesmo no chão.
Dica esperta da Bbel
Em casas com crianças substitua a moldura com vidro por acrílico, assim evitará possíveis acidentes.
Fontes: Samuel Costa, arquiteto; Priscilla Costa da Moldura Minuto; Bebel Marrey Ferreira.