Olá, pessoal! Hoje vou mostrar uma casa de praia decorada com improvisos criativos e reutilização de materiais. Uma opção econômica e sustentável, na base do “faça você mesmo”, para quem quer mobiliar um imóvel de temporada – na praia ou no campo – sem gastar muito.
O projeto foi concebido e executado pelos próprios donos da casa, Walkiria e Marcio, que são leitores do Portal BBel. Eles colocaram a mão na massa, criando ambientes rústicos e funcionais. Inspire-se!
Na sala de estar há um sofá de alvenaria com tijolinhos à vista e cimento queimado, alternativa econômica a um sofá tradicional estofado. Almofadas fazem o papel de encosto e assento.
O legal é que dá para fazer o sofá com mesinhas de apoio embutidas. E a própria estrutura da poltrona pode servir como suporte para revistas e livros. #ficaadica
Ah, ninguém precisa entender de construção para fazer uma estrutura de alvenaria, pois um pedreiro experiente faz um sofá como esse num piscar de olhos, vocês só precisam pesquisar e escolher o modelo. Esta foi a única peça que os proprietários não fizeram com as próprias mãos.
No mesmo ambiente, um móvel feito com caixotes de madeira acomoda o som, os CDs e enfeites. Os caixotes foram ligados com parafuso.
Vasinhos fofos feitos com leiteira e bule dão graça à decoração.
O barzinho foi criado com bloco de concreto celular, prateleiras de vidro e duas peças de madeira que faziam parte de uma penteadeira antiga. Dica preciosa do Marcio: ao fazer móveis com vidro em cima de blocos, usem protetor cristal para tampo de mesa entre os materiais para evitar que o vidro quebre ou escorregue do bloco.
No cantinho de TV da sala há um rack feito com blocos e tábuas.Os materiais foram fixados com cola para concreto. Observação: ficou demais essa máquina de costura antiga na decoração.
Outros ângulos da sala de TV. Reparem que o aparelho de DVD fica em cima de um suporte feito com tijolo e vidro, enquanto o aparelho da TV a cabo fica embaixo desse suporte.
A mesa de jantar é composta por duas colunas de bloco de concreto celular e um tampo de vidro. É muita economia! Os blocos foram fixados entre si com cola de concreto e há protetor cristal para tampo de vidro entre o bloco e o vidro.
Na cozinha, uma placa de deck de madeira com ganchinhos virou um charmoso pendurador de xícaras.
O guarda-louça da cozinha também é formado por caixotes de madeira, fixados na parede com bucha e parafuso. No armário da pia, em vez de portas há uma cortininha de tecido com tema marítimo, combinando com a cortina da janela.
Uma tinta que transforma a parede em lousa foi usada para cobrir uma emenda na parede que ficou sem azulejo. Ficou um cantinho ideal para escrever recados, lista de compras, etc. E um suporte para giz foi fixado ao lado da lousa com adesivo para quadro.
No quarto, há mesinha de cabeceira feitos com blocos de concreto celular e bloco comum numa base de madeira com rodinhas. As peças foram fixadas com cola de concreto e o tampo do móvel foi revestido com azulejo que imita pastilhas. O interessante é que os buracos típicos desse tipo de bloco são organizadores em potencial. Dá para guardar remédios, óculos enfeites ou o que quiser dentro deles.À direita, uma tela de arame para decoração foi usada como painel para pendurar chapéus e cestinhas organizadoras. Enforcadores de plástico prendem as cestinhas à tela.
Curtiram as ideias? Deixem seus comentários!
Beijocas estaladas!