Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Mix de estampas e texturas cria decoração exuberante com estilo

Marcos William

Ao decorarmos nossa casa, regra que também vale para a vida, fugir do convencional é bom e, mais do que isso, misturar é preciso. Decoração em nada combina com mesmice, por isso é imprescindível usar diferentes texturas, materiais e estilos para criar algo único, que defina a personalidade de cada pessoa, depositando suas particularidades no projeto.

Na maioria dos casos, porém, a ajuda de um profissional é uma garantia de que a mistura não vai pender ao mau gosto ou à bagunça. O ideal é sempre trabalhar com materiais que, apesar de muito diferentes, conversam bem entre si. O couro, por exemplo, casa muito bem com tecidos xadrezes. Outro ótimo exemplo de combinações inesperadas que dão super certo é a mistura de listras com estampas florais.

As referências podem vir das mais diversas inspirações e, literalmente, dos mais distintos lugares. É sempre bom usar objetos adquiridos em viagens. Eles ganham ainda mais força e importância se trouxerem boas lembranças para aqueles que vivem na residência. Na decoração acima, a pele trazida da África do Sul virou estofado para a banqueta na varanda do apartamento de um jovem casalem São Paulo. Objetos pessoais dão tom único ao ambiente, conferindo personalidade à decoração.

Ainda no projeto apresentado acima, podemos notar o uso de várias misturas. Vale destacar a paradoxal combinação de tecnologia, traduzida pela televisão de tela plana, contrastando com o rústico representado pela churrasqueira e bancada, feitas em madeira de demolição.

Explore todos os ambientes

Marcos William

Na sala de estar, pode-se optar por um sofá revestido por um tecido de seda, poltronas de jacard, veludo ou qualquer outra de textura que contraste com a seda. Outro truque simples para fugir do convencional é brincar com os tecidos das almofadas. Texturas como peles, neste tom sobre tom do projeto acima, dão sofisticação à sala.

Esta mistura de estampas pode ser explorada em qualquer ambiente da residência, já que existem diversas maneiras de fazê-la, incluindo o uso de materiais de construção. Combinações como mármore no piso e madeira nas paredes, brincar com diferentes papéis de parede ou deixar o tijolo aparente é sempre uma opção criativa para transformar os cômodos.

A dica mais importante para quem quer ousar na decoração é que não há limites para a imaginação. Vale ressaltar que também não existe nenhuma restrição de idade, pois um ambiente mais colorido em nada destoa de uma pessoa de meia idade se seu estilo de vida for descontraído e despojado. Jovens também podem optar por ambientes mais sóbrios, com tons pastéis sem parecerem caretas. O que interessa é estar bem consigo mesmo e, principalmente, com o lugar onde se mora.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário