Na hora da reforma, seja grande ou pequena, você sabe qual profissional chamar para autorizar as mudanças, cuidar da estrutura do imóvel e para botar a mão na massa? Afinal, quando chamar um engenheiro, um arquiteto ou um empreiteiro?
Quando chamar um engenheiro
O engenheiro é o profissional com visão mais técnica dos processos e resultados de uma obra. Para cálculos, construções e estruturas esse profissional é mais indicado e pode executar projetos e obras, dentro de suas áreas de atuação, como hidráulica, elétrica e civil.
Quando chamar um arquiteto
É o profissional mais capacitado para o desenvolvimento do projeto arquitetônico, tem a função de criar ambientes funcionais, confortáveis e esteticamente adequados. Tudo o que se refere à edificação pode ser desenvolvido também pelo arquiteto, desde projetos até a execução de obras.
Quando chamar um empreiteiro
O empreiteiro tem como local de trabalho o canteiro de obras. É o responsável por fornecer a mão de obra para execução dos serviços projetados por arquitetos ou engenheiros. O empreiteiro é como um freelancer, as empreitadas são sempre relacionadas com a construção, remodelação ou demolição de uma infraestrutura.
Saiba que
Dependendo do tipo de obra a ser realizada é bacana que os três profissionais sejam contratados e trabalhem em conjunto dessa forma:
- O arquiteto projeta aliando estética e funcionalidade;
- O engenheiro cria aliando serviço técnico dentro da funcionalidade;
- O empreiteiro e sua equipe executam o serviço.
Você deve contratar o profissional de acordo com seu orçamento e objetivo. Tanto o engenheiro quanto o arquiteto realizam reformas e obras e podem indicar ou até mesmo ter uma equipe de obras (empreiteiros).
Quem responde tecnicamente pelas obras?
Tanto o engenheiro quanto o arquiteto/urbanista podem ser responsáveis técnicos da obra. O cliente deve sempre solicitar o RRT – Registro de Responsabilidade Técnica dos arquitetos ou a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica dos engenheiros para se resguardar tecnicamente dos serviços contratados.
Principais diferenças entre engenheiro e arquiteto
As duas funções tem muito em comum na construção civil, porém existem diferenças e áreas que somente um ou outro pode atuar:
- Arquitetos podem trabalhar com restauração, paisagismo ou design de interiores. Uma das áreas exclusivas deste profissional é o trabalho com patrimônio histórico, somente eles podem atuar com obras de restauro;
- Do outro lado, os engenheiros civis podem atuar com a construção de pontes, viadutos e estradas, atribuições para as quais o arquiteto não tem habilitação.
Fontes: Gilberto Belleza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; Rafaela Sakovic, arquiteta; José Toledo Piza, engenheiro civil e professor do Mackenzie; Vanessa Chimirra, coordenadora de pós-graduação em Projetos de Interiores da Anhembi Morumbi.