Shutterstock
O novo "black" das tendências cromáticas na decoração. A afirmação do arquiteto Marcos Contrera ressalta a força do azul no ramo, cor que teve presença marcante nas duas últimas edições do Salão Internacional de Milão. "Primeiro tivemos o ressurgimento do azul bic nos grandes desfiles de moda, que ditam tendência para o mundo. Logo ela foi absorvida pela indústria moveleira e de artigos para decoração", explica o arquiteto.
As regras do uso da cor dependem do tom escolhido. O que você sente em um ambiente tomado pelo azul claro, por exemplo? Se a resposta for calma ou tranquilidade, contempla o que os estudiosos de cor dizem sobre o matiz. Já virou senso comum afirmar que qualquer cor em excesso não é bem-vinda e, neste caso, tranquilidade demais pode causar sonolência. Por isso, se você quiser pintar a paredes com o tom, prefira ambientes íntimos como o quarto, lugar apropriado para o repouso.
Sidney Doll
Já o azul marinho é mais versátil e pode fazer uma boa combinação com o branco. As duas cores em estampas florais predominam no ambiente acima decorado pela arquiteta Maitê Maiani. A finalidade da escolha das cores nos móveis e objetos foi proporcionar um espaço acolhedor e refletir o romantismo do casal proprietário da casa e influenciado por uma viagem à Provença, na França.
Sidney Doll
A sala de jantar também recebeu as cores nos estofados das cadeiras e no vaso sobre a mesa.
J. Vilhora
Os arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari escolheram um tom com uma carga de cinza que deixa a cor mais fechada e mais perto dos tons neutros que predominam na decoração, o que possibilitou a utilização do abajur na vibrante cor amarela. "O uso do azul, por fugir dos tradicionais tons terrosos, indica ousadia também e acaba sendo associado a ambientes mais contemporâneos e que queiram passar jovialidade", salienta Biarari.
Edson Ferreira
Outra sala de estar com toques de azul. Cortinas e almofadas azuis contrastam com os móveis neutros e com a claridade natural do living do apartamento de 430 m² assinado pela Rocha Andrade Arquitetura.
Miriam Silva
A solução encontrada pela arquiteta Adriana Fontana para quebrar a neutralidade da cozinha em preto e branco foi aplicar pastilhas azuis em um dos cantos do ambiente.
Maurício Nóbrega
A presença do azul na natureza motiva o uso da cor em muitas casas de praia. O cenário de Angra dos Reis determinou a ideia de integrar o azul royal ou bic ao mar em volta da residência projetada pelo arquiteto Maurício Nóbrega.
Aprenda a usar vermelho na decoração.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
alguem - 29/12/2011
vc ta maluca mulher?
0