Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Azul dá o tom em ambientes sociais

Shutterstock

As regras do uso da cor dependem do tom escolhido. O que você sente em um ambiente tomado pelo azul claro, por exemplo? Se a resposta for calma ou tranquilidade, contempla o que os estudiosos de cor dizem sobre o matiz. Já virou senso comum afirmar que qualquer cor em excesso não é bem-vinda e, neste caso, tranquilidade demais pode causar sonolência. Por isso, se você quiser pintar a paredes com o tom, prefira ambientes íntimos como o quarto, lugar apropriado para o repouso.

Sensações dos tons de azul

Sidney Doll
  • Já o azul marinho é mais versátil e pode fazer uma boa combinação com o branco;
  • As duas cores em estampas florais podem ser predominantes no ambiente;
  • Caso a finalidade da escolha das cores nos móveis e objetos seja proporcionar um espaço acolhedor e refletir um certo romantismo, esta é uma boa ideia.

Tonalidade em diferentes ambientes

Sidney Doll
  • A sala de jantar também pode receber as cores nos estofados das cadeiras e em vasos sobre a mesa.

O protagonista na decoração

J. Vilhora
  • Escolher um tom com uma carga de cinza deixa a cor mais fechada e mais perto dos tons neutros que podem predominar na decoração, o que possibilita a utilização de um abajur numa cor vibrante, como o amarelo;
  • O uso do azul, por fugir dos tradicionais tons terrosos, indica ousadia também e acaba sendo associado a ambientes mais contemporâneos e que queiram passar jovialidade.

Mais ambientes com azul

Edson Ferreira
  • Cortinas e almofadas azuis contrastam com móveis neutros e com a claridade natural.

Ruptura das cores neutras

Miriam Silva
  • Para quebrar a neutralidade da cozinha em preto e branco, você pode aplicar pastilhas azuis em um dos cantos do ambiente.

Azul na casa de praia

Maurício Nóbrega
  • A presença do azul na natureza motiva o uso da cor em muitas casas de praia. Você pode utilizar o azul royal ou bic para combinar com o azul do mar em volta da residência.

Fontes: Arquiteto Marcos Contrera; Arquiteta Maitê Maiani; Arquiteto Marcos Biarari; Rocha Andrade Arquitetura; Arquiteta Adriana Fontana; Arquiteto Maurício Nóbrega.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário