BBel
  • Início
  • Decoração
  • Organização
  • Projetos e Profissionais
  • Guias
  • Cursos online

Acessar minha contaAcessar minha conta

  • Projetos
    • Projetos completos
    • Sala
    • Quarto infantil
    • Quarto adolescente
    • Quarto adulto
    • Copa, Cozinha e Lavanderia
    • Banheiro e lavabo
    • Varanda
    • Área de lazer
    • Escritórios e Home office
  • Estilos
  • Móveis
  • Paisagismo
  • Elementos
    • Iluminação
    • Detalhes
    • Revestimento
    • Cor
    • Dicas
  • Mostras
  • Imóveis e reformas
  • BBel viu e gostou

BBel

Tudo sobre Decoração e Organização da sua Casa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Realize seu login

MinhaConta

Logar com Facebook

MinhaConta

• Cadastre-se • Esqueci minha senha

Conta do Facebook Conta da BBel
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Decoração

Cor na decoração e suas vibrações

Bebel Marrey Ferreira

Enviar por E-mail Imprimir
Tweetar
Adicionar aos favoritos

{AUTOR}

As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, não é branca como parece, mas composta de sete cores que aparecem no arco Iris. Quando um objeto é iluminado pela luz do sol, ele absorve algumas destas sete cores e refletem outras que chegam a nossos olhos. È assim que vemos as cores dos objetos.

Um processo de comunicação é muito influenciado pela cor; que tem um peso psicológico para nós, pois interfere nos nossos sentimentos e emoções do nosso dia a dia. Daí a importância de sabermos a vibração das cores para usá-las na decoração de nossa casa.

Cor na decoração - vibração do branco

{AUTOR}


O branco representa a paz e traz uma sensação de limpeza. Estimula a imaginação criativa, pois passa o sentimento de infinito. Reflete a luz e dá a sensação de maior claridade e de ampliar o espaço pequeno. Se o branco recebe luz intensa direta, só então podemos dizer que ele é realmente branco.

Algumas pessoas se sentem calmas e tem prazer em estar em um ambiente decorado com muito branco, mas outras o acham impessoal e frio, trazendo-lhes um sentimento de tristeza. Analise o que você sente antes de fazer a opção por uma decoração branca.

Lembre-se que o branco potencializa as outras cores e quando ele é quebrado por quadros e outros detalhes coloridos, o efeito pode ser fabuloso.

Off White: é um branco cortado com uma pitada de cinza. É chamado também de cor "osso" ou "casca de ovo" é recomendada para salões luminosos, pois não tem a estridência do branco total. Combinam com qualquer madeira lhe conferindo um aspecto mais fino do que o branco total.  Se pensar em pintar sua casa de branco, pinte de "off White" ela ficará bem mais fina e sofisticada.

Marfim: esta variação do branco leva uma pitada de amarelo, puxando para tons de palha ou pastel. Como todos os outros tons que falamos acima são neutros, esta cor pode ser usada em qualquer ambiente, mas a alegria de uma decoração baseada nesta cor vai ficar por conta dos estampados dos tecidos ou dos complementos. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores.

Creme e beje: Esta cor usada como base em uma decoração, confere muita elegância e um efeito calmante.Uma decoração que tem como base o creme ou beje pode ser quente ou fria, dependendo a cor que se use junto com ela. Por ser neutra pode ser usada em qualquer cômodo e com qualquer estilo.

Quer criar um ambiente natural? Continue com os tons neutros nos tecidos e complementos. Dê apenas um toque de sofisticações com algum objeto, quadro ou abajur para quebrar a monotonia.

Cor na decoração - vibração do preto

{AUTOR}


Preto é a ausência de cor. É usado em pequenos detalhes. Uma decoração que usa o preto se torna sóbria, sofisticada e induz ao drama... É necessário cuidado com o uso do preto, pois esta cor pode transmitir agressividade sendo opressiva e depressiva. Bem usada traz muita classe ao ambiente.

Cor na decoração - vibração dos tons terra

{AUTOR}


Marrons: Estas cores na decoração e suas variáveis como areia, argila, terracota, simbolizam a conexão com a natureza. Se quisermos uma decoração mais rústica estas cores ficarão perfeitas.

Se quiser uma decoração sóbria, essa cor também vem a calhar, pois são sólidas e calorosas, estimulando os sentidos e a criatividade. Usadas na cozinha, lembram os sabores agradáveis que vem da terra, abrem e estimulam o apetite.

Cor na decoração - vibração do laranja

{AUTOR}


É a cor da energia. Do amarelo traz a luminosidade e do vermelho a impulsividade. Ela combina com ambientes rústicos, potencializa a luz e valoriza as decorações baseadas em fibras naturais, couro e madeira.

Os tons mais "escuros" dão a sensação de calor e se usado em tonalidade mais suave aumenta a luz do ambiente. Fica bem em todos os cômodos e pode ser usada em qualquer estilo de decoração

É muito usada em restaurantes, e todos os negócios ligados à área de alimentação.

Cor na decoração - vibração do amarelo

{AUTOR}


É a cor da luz, ótima para ser usada no quarto de estudo e no quarto de criança, pois traz ao ambientes muita energia e alegria. A cromoterapia diz que o amarelo é uma cor que estimula o raciocínio, é inspiradora e animadora. Ajuda no auto-controle. Em quartos deve ser usado na tonalidade clara com complementos brancos ou beges, ocres ou marrons.Esta cor é usada também em cozinhas e banheiros.

Cor na decoração - vibração do vermelho

{AUTOR}


É a cor do fogo. Transmite dinamismo, vitalidade e desejo de ação. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar nosso pulso.

Esta cor usada em demasia na decoração pode provocar nervosismo e cair na vulgaridade. Se usada no quarto do casal aguça a sensualidade, na sala e cozinha a fala e o apetite. Os tons cereja e vermelho inglês que são mais intensos precisam de ambientes amplos para criar ambientes envolventes. As variações mais suaves são mais fáceis de combinar.

Cor na decoração - vibração do verde

{AUTOR}


É a cor da esperança propicia a tranqüilidade, descanso e tem um efeito calmante combatendo o estresse. Sua tonalidade escura faz com que os ambientes fiquem acolhedores e sofisticados e em tonalidade mais clara alegra espaços pequenos.

Esta cor usada no chão nos lembra a natureza. Traz força equilibrada. Progresso mental e corporal. É uma cor muito boa para a decoração de casas onde alguma pessoa tenha problemas de saúde, pois acalma o sistema nervoso. Segundo o fengshui o verde usado no banheiro aumenta a energia do local.

Cor na decoração - vibração do azul

{AUTOR}


Esta cor lembra o céu e o mar. É uma cor calmante e por ter um efeito tranqüilizador é própria para quartos, pois ajuda no sono mais gostoso.

Na tonalidade cobalto, recria casas de estilo mediterrâneo que se harmonizam em decorações com peças em branco e madeira clara.

Pessoas depressivas em ambientes cujas paredes foram pintadas com tons de azul escuro e monocromático podem ser levadas à introspecção. Já o azul anil alegra os ambientes e o lavanda, alarga visualmente as paredes.

A decoração com um azul mais escuro transmite autoridade e deve ser usado em ambientes formais.

É uma cor indicada para quem é muito agitado, pois ativa o sono. Por outro lado, pode restaurar o equilíbrio emocional da pessoa que habita o local, pois cria um ambiente aconchegante.

Cor na decoração - vibração do lilás/ violeta/ rosa

{AUTOR}


É uma cor que acalma, traz sossego e tranqüilidade. Transforma energias negativas em positivas. Representa o lado feminino do ser humano.

Na decoração se usado monocromaticamente pode cansar. Tons claros podem ser usados em todos os ambientes. Por ser a cor da delicadeza é muito usado em quartos infantis com móveis brancos.

Os tons violeta devem ser usados em locais de meditação, pois estão ligados à espiritualidade e à intuição.

Se quisermos uma decoração com cores mais frias devemos harmonizá-las com rosa pastel e lilás. Se quisermos uma decoração mais quente usaremos os tons salmão e coral.

Tons mais escuros se tornam mais sofisticados

Agora que já sabemos todas as vibrações das diversas cores vamos ainda analisar alguns truques que podemos usar para através do uso das cores corrigirmos algumas falhas em nosso projeto e mudarmos para melhorar a percepção de certos ambientes.


Tags: cores na decoração

Comentários

23

Comentar com:
  • Facebook
Usuário sem foto
marli

marli - 16/07/2012

meu filho tem 8 anos e gosta muito da cor amarelo pensei pintar dessa cor sera que uma boa ideia.muito obrigado.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
sibel

sibel - 23/02/2012

meu filho quer pintar o piso frio do quarto como um tabuleiro de xadrez e pintar uma parede de cinza e as demais de gelo. Não será muito depressivo? Por favor preciso de sugestões a deixar seu quarto harmonioso porém despojado como ele quer.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
jonid

jonid - 23/02/2012

beje???? não será bege

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Adriana Lima

Adriana Lima - 16/11/2011

Olá , boa noite!
Estou terminando a reforma do meu restaurante, fica de esquina, a porta da frente é de vidro e a lateral é porta de comércio (tipo de enrolar). O ambiente externo é todo aberto e o telhado é de estrutura de ferro e telhão .Gostaria de saber quais são as cores que devo utilizar para ficar um ambiente agradável e bonito? Muito obrigada pela atenção.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
ANGELICA

ANGELICA - 24/09/2011

POR FAVOR ME AJUDE ,QUERIA UMA DECORAÇÃO PARA A CASA TODA MAS COMO Não

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Bia Shagas

Bia Shagas - 08/08/2011

Adoreeeei o site sem nenhuma dúvida é tudo o que eu buscava cada dica com todos os detalhes. Tenho uma reforma grande aqui para fazer e preciso escolher cores, tenho dois sofás q estou querendo mudar o estofado, pensei em estampado fundo branco com rosas e folhas entre cores marron, amarelo, e lilás. o que me dizem pois meu rack da tv é branco com preto, mas tb tenho uma estante marron grande q estou na dúvida e a deixo no ambiente escritório q estou preparando para o meu marido, qts dúvidas.. rsrsrsrs

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Geisy

Geisy - 27/07/2011

Gostei demais das dicas.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
celia

celia - 29/03/2011

GOSTEI MUITO DESSE SITE.
ESTOU ARRUMANDO MINHA CASA, É UM APTO PEQUENO. pOSSO PINTAR A PAREDE EM FRENTE A PORTA DE ENTRADA DE TAMARA? E MINHA VARANDA FICA LOGO SAINDO NA SALA, PINTO ELA TOAD DE BRANCO, COMO A SALA PARA ALONGRA O AMBIENET? MEU CHÃO E´DE PORCELANATO PALHHA MAIS OU MENOS. oBRIGADA

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
catia

catia - 21/02/2011

Bom dia!!
Gostei das dicas, pois estou comprando o meu primeiro apartamento e gostaria de dicas de cores de paredes e moveis para ele. aguardo resposta ... obrigada

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
lucy mota

lucy mota - 19/02/2011

adorei as dicas mas gotaraia de saber que cor desofá colocar em minha sala já que tenho a parede da janela em azul claro e restante branco até o piso é branco minha sala tem em um canto uma mesa pequena p/ refeições c/ 4 cadeiras é de vidro emoguino na parede pequena q/ tenho onde fica a mesa gostaria de colocar 2 espelhos em diagonal será que vai ficar bom obrigada.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
vera

vera - 08/01/2011

Minha sala e o quarto dos meninos (17 e 11 anos) os comodos são pequenos,as paredes são pintadas de palha,gostaria de saber se posso pintar uma parede de outra cor e que cor combina.
AH,uma parede da minha sala já e pintada de vermelho que cor de sofá posso comprar?

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
marley

marley - 28/12/2010

Passei horas de muito prazer pois estou buscando a pintura de minha casa e aqui achei dicas maravilhosas.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Cristiane

Cristiane - 02/11/2010

Adoro este site!!
Tenho um atelier , gostaria de pintar uma parede de 3 x 4 .
Dê tanto pensar, minha cabeça ficou confusa.
No piso tenho 2 tapetes coloridos e os móveis são de madeira .
Tem um buffet 2 portas e 3 gavetas, um espelho começo séc.19 ouro velho
uma escrivaninha marron escura e um guada roupa moderno .Não quero pintar os móveis. Pensei em verde claro ou lilás clarinho.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
marianalda

marianalda - 05/10/2010

Como é gostoso saber mais sobre as cores.
Fiquei alegre em constatar que já fazia uso destas preciosas dicas, e agora usarei com mais segurança. Valeu.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Arlete

Arlete - 28/09/2010

Obrigada, amei as dicas agora vou reformar minha casa e já aprendi como colorir os ambiente par fica mais aconchegante.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Jaciara Inês de Lemos Freire

Jaciara Inês de Lemos Freire - 09/08/2010

Excelentes dicas de decoração e cores que se harmonizam com determinados tipos de ambientes. Tudo é energia e nossa casa deve ser fonte de de bem estar, harmonia e paz, a começar pela nossa postura mental que reflete no ambiente e na decoração. Muito Obrigada. Jaciara Freire

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Ritamaria

Ritamaria - 24/07/2010

Excelente matéria:clara, elucidativa e e muito bela esteticamente.
MM de agradecimentos e parabéns!!!!

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Arlete

Arlete - 24/07/2010

Adorei esta matéria! Engraçado que mesmo não conhecer muito sobre o assunto, percebi que estou no caminho certo. Meu quarto tem um tom verde bem clarinho e com apenas uma parede com tom verde bem escuro para dar o contraste. Tenho um quarto de hóspedes com tom de azul bem clarinho com uma parede com tom de azul mais escuro, as pessoas adoram dormir nele, dizem que acordam bem relaxadas. Já minha sala e toda branca com uma Parede em Laranja. Todos que vão em minha casa elogiam o ambiente. Obrigado um abraço!

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Amanda

Amanda - 16/07/2010

Amei muito esse site!
Sou jovem, e pretendo seguir como profissão Designer de Interiores, e esses textos sobre decoração, sobre cores, e entre outros, me ajudam muito á desde já começar a praticar em casa mesmo e na casa de familiares, essa minha futura profissão.

Saibam que vocês estão me ajudando bastante, principalmente no desenvolvimento de meus conhecimentos.

Grata

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
salete ulyssea

salete ulyssea - 28/05/2010

Eu gostei muito da cor verde pois combina comigo, gostaria de ter este espaço e condições para decorar como esta sendo mostrado obrigado bjs

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
maria cardoso

maria cardoso - 22/05/2010

Gostei muito destas informaçoes sobre cores.
Vou procurar decorar minha casa melhor.
Obrigada por voces existirem.

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
aariadna beatriz

aariadna beatriz - 04/05/2010

ola eu gostaria de pergunta que cor eu pinto o meu quarto pois meu moveis sao todos branco e rosa ,mas quero pinta o mel quarto sera que avermelhado ou lilas conbina

0
Denunciar
Confirmar Cancelar
Sueli Tavares

Sueli Tavares - 21/02/2010

Oi!
Eu comprei um apartamento que já tem uma textura vermelha na sala,meu sofá é cinza mesclado com tons marrons,e minha estante é cor mogno eu gostaria de saber
qual as cores de piso posso usar pois vou trocá-los e a cores que devo usar nas paredes.Obrigada!

0
Denunciar
Confirmar Cancelar

Outros Artigos

22/12/2015 - Equipe BBel

Como reutilizar caixa de sapato

Artesanato | Decoração

18/12/2015 - Equipe BBel

Cultive sua árvore de natal em casa

Paisagismo | Decoração

Artigos

Mais Votados

Listas de utensílios para montar a sua casa

Como montar a casa | Organização

Sapateiras para organizar de tudo

BBel viu e gostou | Organização

Enquete

Em qual ambiente da casa não pode faltar cor?

46.96%
5.40%
12.10%
18.05%
17.50%
Parcial Votar

Veja Mais

Tons quentes na decoração alegram o ambiente

Destaque

Tons vibrantes na decoração

11/04 - 00:00

+

Tons de azul na parede

19/08 - 00:00

+
Voltar para o topo

Facebook

Portal BBel

Instagram

  • Carregando...

Twitter

Tweets de @portalbbel

Decoração

  • • Artesanato
  • • Estilos
  • • Iluminação
  • • Imóveis e reformas
  • • Mostras
  • • Móveis
  • • Paisagismo
  • • Revestimento

Organização

  • • Como montar a casa
  • • Sua Casa - ambientes
  • • Limpeza - Pisos e revestimentos
  • • Limpeza - Geral
  • • Cuidados com as roupas
  • • Pessoal
  • • Festas

Projetos

  • • Projetos completos
  • • Área de lazer
  • • Banheiro e lavabo
  • • Copa, Cozinha e Lavanderia
  • • Escritórios e home office
  • • Quarto adulto
  • • Sala
  • • Varanda

Cursos, Livros e Eventos

  • • Organize-se
  • • Serviços de casa
  • • Organize suas coisas
  • • Organize suas finanças
  • • Organize sua casa

Minha Conta

  • • Cadastre-se
  • • Esqueci minha senha
Bbel Um Estilo de Vida
  • • Quem somos
  • • Conheça a Bebel
  • • Fale com a Bebel
  • • Politica de privacidade
  • • Anuncie
Bbel Um estilo de vida Datahome

© 2021, O.D.L Consultoria e Comunicação Ltda. Todos os direitos reservados.

Envie para um amigo

Gostou? Então envie para seus amigos

Sucesso! Sua indiação foi enviada com sucesso!

Esqueci minha senha

Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você

Sucesso! Um e-mail de confirmação foi enviado para você!