Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Complemente a decoração da sua casa com cortinas e persianas

Divulgação Uniflex

Responsável por regular a passagem da luminosidade e proporcionar privacidade, as cortinas e persianas também se destacam como item de decoração trazendo charme e sofisticação aos ambientes.

Diferenças entre as duas peças

  • Persianas são compostas por lâminas, que podem ser basculantes;
  • Enquanto as cortinas são compostas por um tecido, que sobe e desce ou abre lateralmente;
  • A persiana permite um controle maior do que a cortina, pois seu acionamento através das lâminas permite mantê-la fechada, com abertura total ou parcial;
  • A cortina, por sua vez, não possui essa flexibilidade. Ou há entrada total de luz ou não.

Funções e opções

Além de controlar a luz, as cortinas e persianas também colaboram com a preservação dos móveis, já que impedem a incidência direta de raios solares. Outra função dessas peças se caracteriza pela manutenção da privacidade dos ambientes internos.

Diversos modelos estão disponíveis no mercado, desde os mais simples aos mais sofisticados. As novidades não ficam apenas com os modelos, mas também com os tipos de material que são produzidos. Há modelos que usam tecido, alumínio e até mesmo madeira. Opções para combinar com a decoração não faltam.

A escolha dos ambientes

Marketing – Persiflex

O ambiente também influencia na escolha do modelo de cortinas e persianas que se deve utilizar. Informações que devem ser levadas em consideração:

  • O primeiro passo é avaliar onde será instalado. Você pode querer escurecer totalmente o ambiente, proteger contra raios UV, diminuir a luz, ter claridade sem a intervenção direta do sol e, além de proteção, ter o conforto térmico e acústico. Essas variáveis ajudam na escolha da cortina ou persiana ideal, que também irá oferecer beleza ao ambiente.

Materiais adequados

As cortinas e persianas podem ser usadas em todos os ambientes, desde que o material delas seja adequado ao local em que serão instaladas:

  • Não é aconselhável usar cortinas de tecido em ambientes úmidos como banheiro e lavanderia;
  • Para a cozinha, o ideal é usar persiana horizontal ou tela solar, pois são mais fáceis de manusear e limpar;
  • Para varandas, se for dividir um ambiente, opte pelas cortinas porque elas oferecem mais opções de estilo”.

Vida útil

A incidência direta dos raios solares é um dos fatores que contribuem para o desgaste das peças:

  • Ressecamento dos componentes plásticos e a descoloração do material são os efeitos mais comuns;
  • Cuidados com maresia, salinidade, oxidação, vendavais, chuvas e uso de produtos químicos para limpar podem ajudar a aumentar a vida útil das cortinas e persianas;
  • A garantia de fábrica desses produtos varia de um a cinco anos. Com o manuseio correto, cortinas e persianas podem durar cerca de dez anos;
  • Caso a opção seja pelo sistema automatizado de abertura e fechamento, esse prazo pode ser estendido em mais alguns anos;
  • Acionamentos violentos, produtos que agridem o material de fabricação e janelas abertas em temporais são apontados como as principais causas para redução de vida útil das cortinas e persianas.

Cortina plissada

Divulgação Uniflex

Com um visual sofisticado e distância uniforme entre as dobras, as cortinas plissadas possuem extensa gama de tecidos e cores que podem ser adaptados a todos os ambientes. Os tecidos contam com a opção de tratamento perolizado, metalizado ou standard, que proporcionam escurecimento uniforme do ambiente. O acionamento pode ser feito manualmente ou através de sistema motorizado.

Persianas em alumínio

Uniflex / Marketing Persiflex

São recomendadas principalmente em regiões quentes devido à proteção térmica e à contribuição para a ventilação do ambiente. O espaço entre as lâminas proporciona visibilidade e melhora a iluminação do ambiente, o que reduz gastos com energia elétrica. Suas lâminas são dispostas horizontalmente e é possível encontrar o produto em diversas cores. O acionamento pode ser feito pelo mecanismo de monocontrole ou automatizado.

Cortina Vertcell

Encontrada nas opções de tecido blecaute, translúcido ou transparente, o modelo da Persiflex possui abertura e fechamento com recolhimento lateral, isolamento acústico e térmico. Esse modelo não possibilita a instalação de motor para automatização

Conheça outros modelos

Uniflex
  • Cortina Romana Natural: confeccionada em madeira de reflorestamento e fibras naturais de celulose e palmeira a cortina romana é encontrada em 28 diferentes modelos que oferecem diversos níveis de luminosidade natural. O sistema de acionamento pode ser tanto manual quanto automatizado.
  • Cortina celular: proporciona diferentes tipos de luminosidade e privacidade, pois pode ser encontrada em tecidos semitransparente, translúcido e blecaute. A camada dupla de poliéster confere conforto térmico e acústico, além de possuir tratamento antiestática, que impede o acúmulo de poeira e facilita a limpeza e a manutenção.

Mais modelos

 

  • Persiana Dueto Ondulex: possui acabamento ondulado. É encontrada em variadas opções de tecidos e palhas.
  • Cortina painel: seu movimento é horizontal e é recomendada para grandes vãos, como varandas e portas. Dividida em painéis que se recolhem lateralmente, pode ser usada também como divisória de ambientes. Está disponível em vários tecidos e tonalidades, podendo ser ajustada conforme a decoração do ambiente onde será instalada.

Fontes: Graziella Castanheira, gerente de marketing da Uniflex; Taisy Elene, gerente de marketing da Persiflex Persianas.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário