Joao Ribeiro
As cortinas têm a função de controlar a luz, ajudar na preservação dos móveis e proporcionar privacidade aos ambientes; além disso, são ótimas peças decorativas. Mas, para que harmonizem com o ambiente é preciso que a instalação seja realizada corretamente.
Shutterstock/ Ira Shumejko
Antes de comprar, no caso de cortinas curtas, é preciso medir a janela onde a cortina será instalada, pois é necessário que ela seja de 10 a 20 cm maior do que a janela na largura e altura (C e D). A distância entre a janela e o suporte do varão deve ser, no mínimo, de 10 cm (A) e, a distância entre a janela e o varão deve ser, no mínimo, de 10 cm (B).
Projeto Denise Barreto / Foto: Edison Garcia
Em casos de modelos longos, a cortina deve encostar no piso. Se você quiser, pode deixar de 2 a 3 cm a mais de pano, pois fica elegante e aconchegante.
Shutterstock/ Horiyan
Também é comum utilizar cortinas em portas de vidro. Nelas, a largura da cortina deve cobrir todo o vão da porta, passando, pelo menos, 10 cm de cada lado. E, na altura, ela deve cobrir o vão todo, ou, ocupar a parede toda - deixando 5 cm a menos na parede entre o varão e o teto.
Veja agora escolher a cortina para cada ambiente.
Fontes: Arquitetos Marcelo Rosset e Roberta Banqueri, Bebel Marrey Ferreira.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você