Martim Szmick
As pastilhas evoluíram no design, na variedade das cores, texturas e materiais, tornando-se uma ótima opção para composições de ambientes sutis e versáteis em casa. Sucesso na década de 50, esse revestimento foi resgatado na década de 80 por arquitetos e decoradores que buscavam diferenciais criativos para os seus projetos.
O uso do revestimento virou símbolos de versatilidade e sofisticação, pois as pastilhas permitem criar diferentes composições, o que deixa o ambiente com ar despojado e moderno. Por conta disso, podem estar presentes em ambientes como halls, salas e até mesmo quartos, desde que componham bem com a atmosfera que se deseja criar.
As pastilhas são uma boa sugestão para colorir o ambiente, visto que sua paleta de cores é bastante ampla e oferece opções que não são encontradas em outros tipos de revestimentos. O preço também é outro fator que contribui para a escolha desse tipo de acabamento. Para o projeto da cozinha acima, a arquiteta Jóia Bergamo aplicou, além dos detalhes nas paredes, a miscelânea de pastilhas no balcão de refeições, o que conferiu charme e beleza para o ambiente.
Gerson Lima
Atualmente o mercado oferece pastilhas produzidas nos mais diferentes tipos de material, como madeira, bambu, mármore, coco, couro, aço e até mesmo com fios de ouro. Leves, resistentes e impermeáveis, podem revestir pisos, paredes internas e externas, inclusive recobrindo superfícies curvas.
NGK / Colormix
A praticidade na manutenção é outro atrativo para o uso das pastilhas, o que justifica a preferência por usá-las em áreas molhadas e de serviço. Cores e texturas diferenciadas também estão presentes nas novidades do ramo do pastilhado. Lançadas recentemente, as pastilhas com tons metalizados, efeito craquelado e formatos alongados, fugindo do tradicional quadrado, prometem ser as vedetes do revestimento, conquistando os mais diversos públicos.
No banheiro acima, projeto das arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, a aposta foi nas cores bege, branco e rosa para criar um ambiente delicado. Com toques clássicos, o destaque fica por conta das pastilhas que revestem os nichos e a bancada da pia. "A ideia foi criar um espaço sereno e ao mesmo tempo inovador. O clima aconchegante e intimista alia ainda a facilidade de manutenção proporcionada pelas pastilhas" comentam as arquitetas.
Gerson Lima
O projeto da Arqtriade teve inspiração na praticidade e funcionalidade sem esquecer o conforto. O estilo contemporâneo trouxe a inovação da aplicação de pastilhas na sala de estar, que teve como base o perfil jovem do cliente. A opção das arquitetas foi pela pastilha de coco. "A cor e o brilho que o vidro tem, mesclado ao fosco e rústico das pastilhas de coco, traz com sofisticação o natural para o espaço", comenta a arquiteta Cristiane Costa Maciel.
Segundo a arquiteta Sony Luczyszyn, também responsável pelo projeto, a escolha pelas pastilhas produzidas em coco também foi para harmonizar com a madeira utilizada para fabricar os móveis do ambiente.
Os cuidados com esse tipo de material são poucos, o que favorece sua utilização não só em áreas internas como também nas áreas externas. Cristiane lembra que há uma grande diversidade de modelos existentes no mercado, o que agrada a todos os gostos e principalmente a todos os bolsos.
Continue lendo sobre combinações cromáticas no banheiro usando pastilhas.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
helena - 31/07/2012
pastilhas, azulejos revestimentos cerâmicos,porcelanatos em áreas que não sejam molhadas, como fachadas externas "peloamordedeus" nem pensar, bom gosto não se discute, se lamenta deixe as lindas pastilhas hoje tão usadas para o fim a que se destinam
0