Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Revestimentos complementam decoração

Rafaela Freitas

Caso a primeira impressão seja a que fica, as fachadas dos imóveis, tanto comerciais quanto residenciais, merecem atenção quanto à conservação. Pensando em beleza, sofisticação e praticidade na limpeza, arquitetos e designers esboçam projetos que investem em revestimentos de qualidade, bonitos e práticos para manutenção. E esse recurso não fica restrito ao lado externo dos projetos. Muitos profissionais estão levando os revestimentos para os ambientes internos dos imóveis, conseguindo resultados surpreendentes na decoração.

Revestimento externo

O ideal é combiná-lo também com um projeto de paisagismo. Pode resultar em uma fachada sem muitos adereços, sofisticada, porém com um leve tom rústico. Uma pintura branca contrasta com as esquadrias das janelas, pintadas em preto, combinação que remete à sofisticação do projeto. O rústico pode ficar por conta da aplicação de tijolo Shiraz com rejunte e da madeira no hall de entrada do imóvel.

Rústico aliado à sofisticação

Divulgação

O tijolo à vista também pode se fazer presente num projeto de fachada. Complementando o revestimento externo, portas em madeira e placas de cimento aparente são uma ótima opção para marcar o rústico do projeto. Caso o terreno tenha desnível, isso permite a criação de uma garagem na parte inferior do imóvel, que também pode ser revestida com tijolos nas colunas e pedras petit pavet no piso.

Revestimento interno

Gerson Lima

O ambiente preparado para receber família e amigos pode ganhar um toque clássico com a aplicação de madeira no revestimento da parede, que contrasta com o quadro das janelas e portas, pintadas em branco. Você pode ter um ponto que chama atenção no projeto, sendo a churrasqueira, revestida com mosaico de porcelanato.

A melhor opção para os móveis é que sejam projetados especialmente para o espaço,  e também utilizam o mesmo material que recobre a parede da churrasqueira. Para não tornar o ambiente cansativo, a opção é usar apenas tinta nas demais. O teto, pode ser rebaixado em gesso na cor branca, o que torna a iluminação do ambiente agradável, além de contribuir com a criação de um ambiente intimista.

Sala de estar

Gerson Lima

A parede da lareira pode ganhar um revestimento em pedras, com alguns filetes em tom laranja. Tendo como objetivo priorizar os elementos que aquecem o ambiente, combinando os traços entre os móveis e a parte estrutural do imóvel. O revestimento do teto pode ser feito em gesso, com sancas na borda e iluminação embutida.

Fontes: Arquiteto João Armentano; Paisagista Gilberto Elkis; Arquiteto Mário Saviolli; Designer Gisele Busmayer.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário