Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Tradição faz o diferencial do ladrilho hidráulico

Ladrilhos Treviso

Fora da lógica de produção industrial em larga escala, os ladrilhos hidráulicos resistem ao tempo sem mudar seu modo de confecção artesanal. Produzidos um a um em fábricas passadas de pai para filho, esse tipo de revestimento requer paciência e experiência para chegar à perfeição.

História do ladrilho

É o que faz o seu diferencial. Em meados do século 18, muçulmanos inspirados no mosaico bizantino criaram o produto para revestir paredes em edificações e mansões europeias e, no século seguinte, a invenção que mistura cimento, areia, pó de pedra, pó de mármore e pigmentos foi importada pelos portugueses que colonizavam o Brasil.

Estilos variados

A camada de desenho do ladrilho tem cerca de cinco milímetros e possibilita opções e combinações de cores variadas. Dependendo do desenho, o ladrilho hidráulico pode compor um estilo retrô, que resgata elementos do passado, e atual. Ladrilhos com desenhos geométricos, em preto e branco ou craft, branco e verde musgo dão um ar moderno.

Material resistente e prático

Arte em ladrilhos

O tato frio do material restringe o uso de ladrilhos em regiões climaticamente mais frias, como o sul do país, onde costuma-se aplicá-lo em halls, cozinhas e áreas externas. Já em lugares onde o calor predomina, o ladrilho pode revestir qualquer ambiente.

O revestimento tem forte resistência à abrasão, intempéries, com alta durabilidade e simples manutenção. Se o desenho do ladrilho estiver um pouco encardido ou desbotado, uma lixada é suficiente para ele voltar a brilhar.

Como o revestimento é feito de concreto não esmaltado, não é deslizante. Há diferença entre o ladrilho hidráulico e a cerâmica hidráulica, pois a última tem textura pintada que imita o primeiro. O ladrilho é mais grosso, pesado e espesso. Precisa ter dois centímetros, sendo que meio é de argamassa.

Cozinha

Ladrilhos Treviso / Arte em Ladrilhos

Nas imagens acima, os ladrilhos hidráulicos revestiram uma parte da parede da cozinha. Na primeira, as peças deram um ar jovial e a segunda, o revestimento deu um toque rústico junto às peças artesanais.

Copa

Ladrilhos Treviso

O ladrilho não precisa revestir todo o piso, pode formar uma espécie de tapete sob um móvel, como a mesa da copa acima.

Área externa

Ladrilhos Treviso / Arte em Ladrilhos

A churrasqueira de concreto pré-fabricado ganhou cor com os ladrilhos hidráulicos. Na varanda ao lado, o revestimento foi aplicado no piso de madeira de demolição.

Fonte: Arquiteta Danielle Pierri.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário