Shutterstock
Sujeira, quebra-quebra e entulho não precisam mais fazer parte das reformas que trocam o revestimento do chão de casas e apartamentos. Em muitos casos, ao invés de remover todo o piso que vai ser substituído, é possível apenas assentar o revestimento novo sobre o antigo. Essa opção é viável principalmente quando o objetivo da reforma é trocar um piso de cerâmica por outro modelo do mesmo material.
A arquiteta Maria Manoela Parkinson, proprietária de uma franquia da marca Dr. Faz Tudo, no Rio de Janeiro, avalia que optar pelo assentamento de piso sobre piso diminui os custos da obra, já que o serviço demolição e descarte de entulho deixa de ser necessário, além de reduzir também o tempo de realização da reforma. "Eu atualmente só faço isso, a não ser quando o piso está solto", comenta a arquiteta.
A desvantagem é que, com a sobreposição dos pisos, o ambiente que passou pela reforma fica com um degrau em relação aos demais, o que também pode afetar a soleira das portas. Maria Manoela explica que esse degrau costuma ser de no máximo meio centímetro e geralmente não é perceptível visualmente, já que fica embaixo da porta. Ela afirma que dada as vantagens desse tipo de reforma, é preferível serrar a porta em vez de fazer a remoção do piso antigo para instalar o novo.
Shutterstock
Pisos de cerâmica podem ser assentados sobre outros pisos de cerâmica desde que o revestimento que vai ser coberto esteja nivelado e bem fixado ao chão. Nos casos em que houve o estufamento ou descolamento do piso, mesmo que apenas em partes, a sobreposição não é indicada. "É fundamental verificar se esta cerâmica está bem nivelada e se não são formados pequenos degraus entre as cerâmicas e o rejunte", ressalta Renata Arrepia, diretora da Texthura Y Cor, revenda de revestimentos nacionais e importados.
A arquiteta Maria Manoela menciona que a fixação do piso deve ser feita com uma argamassa especial, própria para o assentamento de cerâmica sobre cerâmica. Ela é mais colante e também tem preço maior do que a argamassa comum.
Renata indica que em áreas secas, piso de madeira laminado, piso vinílico e o porcelanato extrafino também podem ser usados para cobrir a cerâmica antiga. Em áreas molhadas, ela sugere apenas a utilização de porcelanato extra-fino, piso vinílico e tecnocimento.
O piso vinílico é um revestimento sintético composto por PVC cuja aparência imita madeira. Ele é comercializado em formato de tapetes, mantas ou placas com dois milímetros de espessura, o equivalente a grossura de um cartão de crédito. O tecnocimento é um tipo de cimento queimado aprimorado. Ele é aplicado com uma desempenadeira de aço, como a massa corrida usada em paredes.
Shutterstock
Madeira
Quando o piso existente é o de madeira não é possível fazer a sobreposição. Renata explica que por ser um produto natural, a madeira dilata e retrai de acordo com a alteração da temperatura do ambiente onde está e esta movimentação pode afetar o piso colocado sobre ela. Além disso, Maria Manoela comenta que a madeira é um revestimento que precisa ser mantido seco, o que torna inviável a colocação de argamassa, que é molhada, sobre ele.
A opção contrária, ou seja, assentar o piso de madeira sobre cerâmica é possível, segundo a arquiteta. Antes, no entanto, é necessário aplicar um cimento colante para retirar as irregularidades do piso existente. Se o revestimento atual for um carpete de madeira, Maria Manoela comenta que muitas vezes não é preciso nenhuma preparação para o assentamento de um novo revestimento do mesmo material. Além disso, existem no mercado pisos de madeira em réguas com sistema de encaixe que dispensa o uso de cola para fixação.
Carpete
Manter o carpete na hora de instalar um novo revestimento no ambiente tem uma vantagem a mais, já que ele contribui para o conforto acústico do espaço, sobretudo quando é utilizado em conjunto com uma manta acústica. O ideal nesses casos é escolher um piso laminado.
Leia também sobre como remover textura e papel de parede.
O meu piso é laminado e está horrível, já comprei o apto com ele, além da cor dele que é de péssimo gosto, ele é um Marfim mas p mim aquilo é amarelo, bem amarelo. O que posso revestir sem ter que tirar e reformar?! Eu não gostaria de um piso frio! Sabe me dizer se existe algum adesivo para isso?! Ou posso colocar o mesmo material por cima? Obrigada.
88Olá Eleno,
O ideal é que procure um arquiteto, engenheiro ou empreiteiro especializado. Ele poderá auxiliar e fazer um bom serviço.
Boa sorte!
Abraços,
Bebel
Olá José,
É possível, porém você precisa de um profissional extremamente capacitado para realizar o serviço com qualidade.
Boa sorte! Abraços,
Bebel
Olá Vera,
Anotamos o seu e-mail e em breve daremos uma resposta. Obrigada pelo comentário.
Beijocas estaladas,
Bebel
É possivel assentar ouros tipos de piso sobre madeira utilizando de um Produto disponibilizado pela Webber (Quartzolit) chamado AdFlex, seu uso é muito difundido na europa que em seu processo construtivo tem muito mais bases de madeira do que lajes de concreto.
20É possível assentar outros tipos de revestimento sobre madeira SIM. A Weber (quartzolit) disponibiliza um produto chamado AdFlex que especifico para assentamento de outros revestimentos sobre madeira, inclusive seu uso é muito difundido no processo de construção EUROPEU que utiliza muito bases de madeira ao invés de lajes de concreto. este produto garante a aderência perfeita entre a madeira e a argamassa utilizada sobre ele tornando muito difícil o arrancamento da cerâmica por exemplo.
17Vários comentários foram feitos e no site oficial da fabricante de piso vinilico informa que a colocação deste piso em cima de taco não é recomendada.
Mas li a resposta do Alexandre onde ele afirma que com a experiencia de 15 anos colocando este tipo de piso não existe nenhun problema em colocar piso vinilico sobre o piso de taco . Isto é uma verdade , posso acreditar nesta informação ?
Gostaria de receber mais informação sobre a possibilidade de colocar madeira(lamina) sobre a forração de carpete, como fazer.
Meu piso da cozinha está soltando, é possível fazer assentamento de piso sobre piso? Agora mesmo soltaram vários...
boa noite e obrigada
Gostaria de tirar uma dúvida, o meu apartamento o piso é de cerâmica, já é a terceira vez que colocamos e ela solta, gostaria agora de colocar madeira devo tirar toda essa cerâmica, estou confusa será que vai dar certo, me de a solução por favor.
Obrigado
Por favor, gostaria de saber se conseguirei colocar piso de madeira sobre ardózia.
Sei que vou ter que acertar as portas, mas minha dúvida maior é sobre a reguralização ção do piso de ardózia e a colagem ou encaixe da madeira.
Obrigada,
Carmem Silvia.
Olá, bom dia!
Gostaria de saber se no futuro teremos problema com tecnica de piso sobre piso?
Pois quero colocar prcelanato sebre serâmica.
E se posso utiliza essa mesma tecnica para cobre uma área de ardozéa(Externa)
Só uma obs.O meu piso interno de serâmica existe lugares que que a pedra está tricada, vou ter problema em fazer a sobreposição da mesma?
grato,
Tenho um apartamento cujo piso é todo em ardozia...já bem fora de moda
gostaria de saber qual revestimento/piso posso aplicar por cima, todas as opções
quero um piso claro e facil de manter...
e preciso também um determinado para cobrir a ardozia da parte da cobertura (externa)
muito agradecida.stael
Boa tarde.
Foi muito bom encontrar esse site, porque trata de assunto que procuro informação. Tenho um piso antigo, mais ou menos 10 anos, o formipiso, mas gostaria de colocar outro sintético sem manta sôbre esse mesmo piso que já se encontra presente. Posso coloca-lo?
Grata,
Maria Rita
Gostaria de saber se é possível colocar um revestimento sobre piso de ardósia e pedra São Tomé que existe no entorno da minha piscina; ou se existe outro tipo de material com um custo menor que quebrar o que tem e colocar outro piso.
Preciso da resposta o mais rápido possíve, por favor.
Olá, Internautas,
O piso de está sendo colocado na foto é piso vinílico em manta. Ele é vendido em lojas de revestimentos e vem em formato de rolo.
O taco é um tipo de piso de madeira e como a madeira estufa e apodrece quando molhada, não é indicado colocar cerâmica sobre ela, porque a argamassa usada para assentar a cerâmica é umida e pode prejudicar o taco e gerar problemas no futuro. O contrário sim pode ser feito, ou seja, piso de madeira e laminados podem ser colocados sobre cerâmicas. Na pagina 2 do texto , que trata sobre cerâmica, vocês encontram dicas sobre como isso pode ser feito.
Beijocas estaladas,
Bebel
Gostaria de saber como poderei executar um assentamento de porcelanato em um piso de tablado que quando terminar o evento terá que ser retirado sem danificar o tablado. Posso proteger com um plástico e depois fazer uma fina proteção de gesso e assentar o porcelanato com argamassa ACII, já que não vai ser permanente? Aguardo resposta por e-mail. Muito grata.
0Gostaria de saber se o posso colocar piso de madeira por cima de piso de cerâmica. Moro numa casa de dois andares e muito antiga e tenho medo de ao bater para retirar o piso ou coloque outro tambem de ceramica tenha problemas estruturais. Ah gostaria de saber também se correspondem ao mesmo peso (os dois tipos de piso - madeira e cerâmica).
0Gostaria de saber se ainda existe do antigo Decorflex, pois o tenho em minha casa a 20 anos e ele é bonito e com cuidado não estraga. Onde ele foi colocado sobre cimento ficou muito bom, já onde foi colocado sobre piso deixou realmente algumas marcas. Eu o colocaria novamente em minha casa por tantas razões. Grata
Terezinha
olá,gostaria de saber se é possível aplicar essa técnica em uma área com piso pra exterior,antes era uma garagem,e por isso a lajota é enrugada e antiderrapante.vou utilizar o ambiente pra fazer meu home office,mas o piso não me agrada em nada.
2Olá, por favor me respondam: há contra-indicação em aplicar piso vinílico sobre tacos de madeira? o meu piso de tacos está em boas condições: não tem peças soltas, apenas não gosto da aparência deles e gostaria muito de sobrepor um piso vinílico.
Muito obrigadda!
onde trabalho o piso é de madeira antiga, gostaria de saber se posso assentar porcelanato por cima ou tem algum piso adesivo que posso colocar por cima sem precisar tirar o de madeira,e se posso lavar ou passar pano para a limpeza diaria.
4Boa noite, estou trocando todo piso do meu apartamento, ñ consutei um arquiteto comprei todo piso iqual incluisive do banheiro: minha duvida o mesmo piso que comprei poso colocar nas paredes do banheiro e da cozinha, ou teria que comprar um tamanho menor!!
0Toda a minha área de frente da casa é de piso frio, mas alguns se soltaram por causa de uma árvore que tinha na calçada da minha casa, estourou alguns pisos.Gostaria de saber se posso colocar piso sobre piso, logicamente colocando piso na parte dos pisos danificados; assim não tiraria o restante dos pisos, pois é uma área grande.
1boa, noite!
trabalho com pisos laminados a 15 anos e não tem problema nenhum em coloca-los sobre outros tipos de piso, tais como: ceramica, porcelanato, taco, ardósia, decorflex, entre outros, porém é preciso certos cuidados. ceramica, porcelanato e ardósia ( remover o rodapé existente e verificar se não esta soltando ou seja com entrada de ar ) no caso do taco ( somente pode ser colocado sobre , quando este não estiver em ambiente térreo, sendo piso superior não tem problema, desde que esteja bem nivelado, pede-se que também remova o rodapé existente), caso esteja desnivelado tem que ser feito uma preparação com pó de madeira e cola de contato.
ligue tire suas duvidas e solicite um orçamento!
qualquer duvida e esclarecimento, alexandre 9740-1309 ou 78446918
#32 - Zeca EU NÃO TENHO CERTEZA MAS ESSE PISO NA FOTO PARECE O ( DECORFLEX ) QUE É PRODUZIDO PELA FADEMAC EM JACAREI (antes era decorflex hoje eu não sei se é o mesmo nome ) para coloca-lo é facil o problema é que com o tempo vai aparecer a marca do píso de baixo porque ele só tem 2mm fora isso é shou,fail de limpar ,isolante e outras coisas mais
0Atenção> Quando as estruturas de edificios são construídas, elas são dimensionadas de acordo com as cargas. Piso são cargas permanentes e não são cargas acidentais como objetos ou pessoas, logo piso sobre piso é carga permanente não prevista do dimensionamento de lajes, vigas e pilares. Portanto vamos tomar cuidado com certas atitudes para não ocorrer o que aconteceu no desabamneto do Rio de Janeiro. Um engenheiro SEMPRE deve ser consultado até mesmo nas reformes que aparentemente parecem simples, tanto na hora de demolir como na hora de acrescentar cargas não previstas.
0moro em toronto canada trabalho com pisos de ceramicas e stone granitos penso em voltar p brasil e exercer a mesma proficao com 5 anos de esperiencia aki ja instalei muito ceramica em cima de ceramica e com o material de boa qualidade vc nunca tera problemas com vazamento s de aguas e etc faco trabalhos em basementos ou poroes onde sempre e area frescas por 5 anos na msm compania nunca ouve reclamacoes .....vamo economisar gente
1eu fiz esse tipo de coisa na minha casa e aconselho escolher bem o material pois coloquei um material de baixa qualidade que se cair um pouco de agua ele logo estufa então minha dica é olhar bem o material, fora isso colocaram o piso em 1 dia e não fizeram quase sujeira.
0Nao sou arquiteta, mas sei que toda obra tem um calculo para peso. O piso sobre piso, so vai aumentar o peso da construcao, e ai quando o predio desabar, matando inocentes, o que Vao dizer esses "especialistas" em "dicas" para baratear a obra? O BARATO SAI CARO, NO BOLSO E PRINCIPALMENTE NA CONSCIENCIA! Ana Lucia - Rio de Janeiro
0"Em muitos casos, ao invés de remover todo o piso que vai ser substituído, é possível apenas assentar o revestimento novo sobre o antigo. Essa opção é viável principalmente quando o objetivo da reforma é trocar um piso de cerâmica por outro modelo do mesmo material." Gente em apenas alguns casos como a ceramica trocar-se por mesmo material... Eu sou arquiteta e sei bem como são essas coisas, não podemos generalizar temos que estudar o ambiente a ser trabalhado primeiro ok
0Para alugar o imovel pode ser uma boa opcao mas como investmento e uso prorio nao e uma boa ideia ,alem da irregularidades que o chao vai ficar se o chao que vc esta pregando em cima foi colocado ,se algum dia ele comecar a descolar vc perdi todo o novo piso pq o novo foi colodo em cima do velho.
0BOm,
Eu já coloquei laminado sobre piso frio, não tive nenhum problema. pode sim, desce que opiso frio esteja firme. Também já coloquei azulejo sobre azulejo, ficou ótimo, não caiu nada, desde que tenha o cuidado pra ver se está bem firme o azulejo, mas piso nunca coloquei, sempre tiro. Fiz reforma em minha cozinha e sacadas, arranquei tudo o que estava embaixo e coloquei porcelanato, ficou ótimo.
cara senhora arquiteta, quando o piso e ceramico,ardozia,granito, pode-se colocar o piso vinilico decorflex,e similares mais guando o piso de baixo é taco ou madeira, ele apodrece, incha, apodresse,e fica com cheiro de mofo, entao não deve se colocar outro piso encima principalmente se for o vinilico como o da foto acima, vai dar problemas mais tarde para voces, eu garanto pois o piso debaixo sem de madeira não respira e mofa, tenho uma empresa de decoraçao a 12 anos e sei muito bem do que falo...
0Boa tarde! Isso é mentira. A técnica de piso sobre piso não é tão simples assim não. A arquiteta não tem a menor idéida do que está falando. Na segunda foto, em que aparece o pedreiro colocando o piso sobre piso, a técnica está totalmente errada. Falo com conhecimento de causa: instalamos 115 m (cento e quinze) metros quadrados de piso sobre em novembro de 2011 e estamos retirando tudo, pois o mesmo está descolando. Para instalação há necessidade de lavar toda a área com material apropriado,/especial, comprar cerâmica ou porcelanato apropriado, utilizar dupla camada com rarunhas nos dois lados, bater muito bem com martelo de borracha, utilizar mão de obra muito, mas muito especializada (não vale esses meia "cuié" que tem por aí) e a cerâmica não pode ter mais do que 60X60 cm (centímetros). Não vão na "cunversa" dessa moça aí que vocês se arrebentam. Só aqui estamos com um prejuízo de R$ 6.600,00 (Seis mil e seiscentos reais). Sendo o que continha... Um bom fim de tarde a todos... T.'.F.'.A.'.
0Lembrando que quando o piso estiver solto nunca faça isso....e se o piso estufar e soltar...terá que reformar os 2 pisos...a melhor coisa é sempre remover o piso antes, refazer a impermeabilização quando necessário e depois colocar o piso novo. Comsulte sempre um profissional. O barato sai caro....SEMPRE
0Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
Fatima Maria Dornelles Fiorin - 15/07/2016
Meu piso da cobertura manchou,está muito feio
16Faço piso sobre piso, ou da pra tintar,,, por gentiza uma dica,,,,bom dia!!!!!