Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como aplicar cimento queimado

jjlocations.com

O cimento queimado está cada vez mais entre os revestimentos queridinhos. Isso por ser uma opção rústica e elegante que pode facilmente compor qualquer ambiente e fazer parte de todos os estilos de decoração. Quando “queimamos” o tradicional cimento, o diferenciamos de um simples cimentado. Confira abaixo algumas dicas sobre o revestimento.

Como aplicar cimento queimado

shutterstock / Eugene Dudar

Primeiro aplica-se uma camada de cimento (comum) misturado com um adesivo de alto impacto. Depois de seco, aplique uma resina à base de água e espalhe e ajuste com uma desempenadeira. Por ser uma técnica que requer cuidados especiais, o ideal é que contrate um profissional ou uma empresa especializada.

1º Passo: Para bases existentes a primeira medida é a limpeza, livrando o contrapiso de gorduras, produtos químicos e pó.

2º Passo: Aplicação do primer para selar a superfície.

3º Passo: Aplicação em 2 demãos do revestimento cimentício com a desempenadeira de aço num intervalo de 12 horas entre as demãos.

4º Passo: Depois de seco, lixamento para tirar as rebarbas deixadas pela desempenadeira.

5º Passo: Aplicação do verniz de acabamento.

Esta técnica é utilizada de maneira geral para pisos, mas pode ser utilizada em qualquer superfície, como paredes, teto, colunas, para fazer prateleiras, bancadas, etc.

Aplicação sobre outro piso

Gustavo Xavier / Projeto Borges Godoy Arquitetura

O cimento queimado pode ser aplicado sobre diversos revestimentos, entre eles: cerâmicas, azulejos, gesso, drywall, mdf, entre outros, porém necessita de uma base em cimento e areia úmidos e um excelente profissional para realizar o serviço.

Aplicação no contrapiso

Nesse caso a aplicação é feita de forma mais simples. Diretamente no contrapiso, ou numa base posta e ainda úmida, aplica-se o cimento com a mão e estica-se o material com uma espátula ou desempenadeira, formando uma nova superfície mais lisa e mais brilhante.

Prevenção de rachaduras

A melhor forma de prevenir futuras rachaduras é que contrapiso tenha o traço correto, equilibrado e livre de trincas e fissuras. Se o material for de boa qualidade, e a aplicação feita de maneira correta, a chance de que ocorram rachaduras diminui.

Ambientes

Pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa, pois apresenta um bom desempenho hidráulico, além de tudo o material permite que seja aplicado corante, podendo variar a tonalidade.

Prós e contas do cimento queimado

Prós: Muito barato, fácil de executar, bonito se bem realizado, fácil de receber consertos e ampliações, faz parte do repertório da construção civil brasileira.

Contras: Baixa resistência de abrasão, trinca e rompe com mais facilidade que os demais revestimentos.

Pisos que imitam cimento queimado

Marcos Antonio / Projeto Marcelo Rosset

A solução de revestimentos que imitam cimento queimado em cerâmica e porcelanato tem mais resistência e um acabamento mais detalhado, porém o custo é bem mais alto. A escolha vai variar de acordo com o bolso e gosto pessoal.

Fontes: Melissa Haenel, diretora de relacionamento da Bricolagem; Cristiano Costa, gerente de operações da Master House Moema; Antonio Claudio Fonseca, professor de arquitetura do Mackenzie.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário