BBel
  • Início
  • Decoração
  • Organização
  • Projetos e Profissionais
  • Guias
  • Cursos online

Acessar minha contaAcessar minha conta

  • Projetos
    • Projetos completos
    • Sala
    • Quarto infantil
    • Quarto adolescente
    • Quarto adulto
    • Copa, Cozinha e Lavanderia
    • Banheiro e lavabo
    • Varanda
    • Área de lazer
    • Escritórios e Home office
  • Estilos
  • Móveis
  • Paisagismo
  • Elementos
    • Iluminação
    • Detalhes
    • Revestimento
    • Cor
    • Dicas
  • Mostras
  • Imóveis e reformas
  • BBel viu e gostou

BBel

Tudo sobre Decoração e Organização da sua Casa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Realize seu login

MinhaConta

Logar com Facebook

MinhaConta

• Cadastre-se • Esqueci minha senha

Conta do Facebook Conta da BBel
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Decoração

Como contratar a mão de obra para a construção da casa

Equipe BBel

Enviar por E-mail Imprimir
Tweetar
Adicionar aos favoritos
operários da construção civil

Shutterstock

A contratação da mão de obra para a construção é um dos primeiros passos para quem quer tirar a casa dos sonhos do papel. Independente se a sua intenção é contratar uma empreiteira, um gerente ou lidar diretamente com os operários, buscar profissionais com referências e sempre fazer contratos sãos cuidados capazes de evitar muita dor de cabeça no futuro. O ideal é verificar os projetos e obras executadas pelas pessoas ou empresas que você pretende contratar, indo ao local e conversando com os proprietários.

Nem todo arquiteto e engenheiro acompanha o andamento da obra. Haruo Ishikawa, vice-presidente de relações capital-trabalho do Sinduscon-SP, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, menciona que a exigência para que o arquiteto ou engenheiro acompanhe a obra já deve constar no contrato feito para a elaboração do projeto. Ele também ressalta que, mesmo não participando da execução, perante o CREA, todo profissional que assina o projeto é responsável pelo empreendimento, inclusive caso a construção venha a apresentar problemas. Da mesma forma, o autor do projeto tem o direito de visitar a obra, mesmo quando não contratado para isso.

Existem profissionais especializados em gerenciamento de construção e que normalmente tem sua própria equipe de execução de serviços. Douglas Enoki e Marcela Kishi, da Rocco Vidal +arquitetos, orientam que dispensar a figura do gerente é um risco. "Uma obra envolve muitos profissionais. Quando o cliente escolhe por excluir alguns, inicialmente visualizará vantagens financeiras, mas em longo prazo perceberá que o conhecimento técnico de um engenheiro ou gerenciador faz a diferença para soluções em obra, economias de material, etc", argumentam os arquitetos.

O empreiteiro, ou gerenciador da obra, também fica responsável pela admissão da mão de obra específica para a execução de cada etapa da construção, como pedreiros, colocadores de portas e janelas, pintores, encanadores e eletricistas.

"O profissional de gerenciamento é quem vai dimensionar e contratar a equipe técnica necessária para atender às necessidades do projeto. É importante lembrar que ele deverá estar devidamente registrado no CREA. Vale investigar a estrutura física e a estrutura da equipe deste profissional. Um bom atendimento é composto por uma equipe qualificada não só em obra, mas também na atuação burocrática", explicam Douglas e Marcela.

Empresas podem ser boa opção

operários trabalhando

Shutterstock

Outra opção é contar com uma empreiteira para a construção da casa. Essas empresas podem se comprometer tanto com a execução global do projeto, ou seja, entregar a casa pronta para o proprietário morar, ou serem contratadas para cumprir determinadas etapas da obra. Haruo Ishikawa explica que as empreiteiras tem sua própria equipe de mão de obra e mesmo quando o combinado é a construção total da residência, é comum que elas subcontratem outras empresas para fazer serviços especializados, como o telhado, acabamento e encanamento, por exemplo.

O vice-presidente do Sinduscon-SP menciona que as empreiteiras também podem ficar responsáveis pela compra do material de construção. Os arquitetos Douglas Enoki e Marcela Kishi acrescentam que algumas empresas oferecem o serviço de gerenciamento conjuntamente com a execução.

Em casos onde esse conjunto não acontece, deve-se estabelecer entre as partes e formalizar no contrato de prestação de serviço de quem será a atribuição do gerenciamento da obra, assim como a responsabilidade pela aquisição do material de construção. Haruo indica ainda a necessidade de se fazer vários orçamentos e verificar a legalidade da empresa antes da contratação.

Apesar de financeiramente ser a opção menos custosa para o proprietário, contratar profissionais "faz tudo", de maneira avulsa e sem a assessoria de um arquiteto ou engenheiro, é a forma menos segura de viabilizar a construção de sua casa. Alguns serviços mais específicos, como pintura e eletricidade, são passíveis deste tipo de contratação. Marco Antônio Costa Prado, procurador do trabalho do Ministério Público do Rio de Janeiro, ressalta que é preciso optar sempre pelos profissionais formalizados como autônomos.

O preço da construção

casa em construção

Shutterstock

O valor dos serviços de construção civil pode ser dimensionado de várias formas. Quando os profissionais ou empresas escolhem cobrar por metro quadrado executado, em uma obra que está sendo iniciada do zero, Haruo Ishikawa afirma que é importante definir o que ficará contemplado neste metro quadrado. "O acabamento, revestimento do piso, a pintura das paredes, o telhado, o paisagismo estarão incluídos ou apenas o serviço grosso?", especifica Haruo.

Ele também aconselha que a melhor maneira de remunerar os envolvidos na construção é fazer o pagamento de acordo com cada etapa da obra que for cumprida, ao invés de remunerar a empresa ou profissionais antes do começo da execução. "É interessante combinar o cronograma físico com o cronograma financeiro. O contrato deve contar a descrição por etapa da obra, por tempo de execução e valor a ser a pago após o cumprimento", ensina.

No caso dos empreiteiros, o procurador do trabalho Marco Antônio Costa Prado explica que a responsabilidade pelo pagamento dos funcionários que executam a obra é do profissional gerente. Ele explica que nesta situação o empreiteiro é quem representa a figura do empregador, porque o proprietário da obra contratou um serviço, a construção da casa, e não um meio, as pessoas necessárias para a construção.

"A primeira providência é sempre pagar diretamente o empreiteiro e nunca pagar pessoalmente aos funcionários, pois assim o proprietário não pega para si a responsabilidade pelos diretos trabalhistas da mão de obra", salienta o representante do Ministério Público do Trabalho. "O empreiteiro correto tem essas pessoas com carteira assinada e recolhe os encargos trabalhistas", completa.

Marco Antônio afirma que, caso fique provado que o proprietário tinha conhecimento sobre irregularidades praticadas pelo empreiteiro com seus empregados, ele também podem ser responsabilizado judicialmente pelas perdas dos trabalhadores.

Os arquitetos Douglas Enoki e Marcela Kishi explicam que o pagamento do empreiteiro varia muito por cada profissional. "Pode-se cobrar por hora técnica, porcentagem de taxa de administração sobre os serviços, por metro quadrado construído ou por modelo de empreita global. Cada modalidade deve ser amplamente discutida na hora da contratação para não haver problemas durante a execução da obra. Uma boa referência é consultar associações como a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Instituto de Arquitetos do Brasil e a Associação Brasileira de Designers de interiores para balizar os honorários cobrados pelos profissionais", orientam.

Leia também sobre como saber se é mais vantajoso reformar um imóvel antigo e construir outro no lugar.

Tags: reforma imóveis

Comentários

11

Comentar com:
  • Facebook
Usuário sem foto
Tatiane Sampaio

Tatiane Sampaio - 22/02/2016

Bom Dia!
Trabalho na área de construção civil, com plantas, regulamentação de propriedades, orçamentos estruturais, temos arquitetos para elaborações de projetos arquitetônicos, levantamentos topográficos e desdobramentos de lotes. Para maiores informações entre em contato. (11) 95927-3490 (tim)(whats) Tatiane Sampaio e (11)94759-9260(Nextel). Karlla Guedes.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
Antonio

Antonio - 23/01/2013

Olá, acredito que por mais conceituado que seja o profissional ou empresa contratada para para a execução de uma obra é indispensável o acompanhamento de um arquiteto ou gerente e principalmente pelo dono da obra afinal de contas é você como proprietário que deve da o aval do seu empreendimento.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
Jose Tavares

Jose Tavares - 17/11/2012

Gostaria de contratar construtora de casas, em S. Paulo capital (zona sul), para elaboração e construção de uma casa com 3 dormitórios e demais dependências, a partir de projeto, alvará e regulamentação junto a prefeitura e demolição de uma pequena casa ora existente,para a construção da nova casa. Aguardo alguma indicação se puderem me orientar.
obrigado
Tavares,J

3
Denunciar
Confirmar Cancelar
Rosana

Rosana - 24/07/2012

boa noite,gostaria de fazer um orçamento de uma reforma,moro em uma casa da Cohab,onde a construçaõ é toda de Placas.
Colocar piso,azuleijo abrir uma parede e fechar outra,enfim como faço para ter estes serviços,o orçamento é sem custos?
grata
Rosana

7
Denunciar
Confirmar Cancelar
Ricardo Mussulini

Ricardo Mussulini - 01/02/2012

Ola como treinar seus funcionarios eu tenho uma firma de pintura e limpeza a 25 anos uma cartela de clientes potenciais muito boa a mão de obra desta natureza no brasil ja é escaça vai aumentar mais ainda a escaçes ninguem quer por a mão na massa os jovens estão estudando cad ves mais para cair fora desta claçe de operarios as pessoas não valorizão este tipo de serviço a coisa vai ficar mais dificil a cada dia que se passa eu mesmo vou parar fexar minha empresa para trabalhar em outra area por falta de funcionarios não da para adestrar esta clase elesnão querem mais saber destes tipos de serviço

3
Denunciar
Confirmar Cancelar
MARIDOSERVICE.COM       11    3534-5353

MARIDOSERVICE.COM 11 3534-5353 - 31/01/2012

O que é uma empresa de Marido de Aluguel?



É uma empresa especializada em prestar serviços e pequenos reparos em residências, condomínios, escritórios e industrias. Com equipes treinadas e qualificadas profissionalmente, a MaridoService está pronta para levar aos seus clientes o melhor atendimento, desde o primeiro contato até a execução dos serviços solicitados.
Se você precisa de pequenos ou grandes reparos, ligue para a MaridoService.

Se você precisa de pequenos ou grandes reparos, instalações elétricas, hidráulicas, limpeza de caixa dàgua, limpeza de ar condicionado, instalação de sistemas de segurança, serviços de desentupidora e instalações em geral, ajuda em caso de mudança de residência ou escritório, instalação de prateleiras, varal, chuveiro, ventilador de teto, quadros, pintura de uma parede ou de sua casa inteira.


Eletricista, Encanador, Pintor, Instalador...
Para deixar seu imóvel funcionando e novo de novo, não se aborreça com eventuais serviços prestados por pessoas não qualificadas, lique para a MaridoService obtenha a melhor prestação de serviço do mercado, com profissionais treinados, qualificados, capacitados, e escolhidos através de critérios rigorosos, cadastrados em nosso site.


Precisou é só chamar a MaridoService.

Uma empresa de Marido de Aluguel com mais de 14 anos prestando serviços.

(11) 3534-5353 ou (11) 2801-4040

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
renata macencio freitas

renata macencio freitas - 15/11/2011

colocar 90metros de laje fazer dois comodos dois banheiro uma escada de tres metros lavanderia e area gostaria de tudo acabado no maximo 1 mes e meio.me liga 62377064 grata.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
luciano da cruz diniz

luciano da cruz diniz - 29/10/2011

De fato, um personal da construção pode influenciar e ajudar muito na execução da obra, entretanto, o custo por essa prestação de serviços sobe substancialmente. Agora, o risco, de se contratar um pedreiro a vulso,deve ser bem mensurado e analisado, pois, uma vez executada a obra, seus vícios redibitórios, podem lhe trazer muitos desagrados.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
WEllington

WEllington - 29/10/2011

Que me desculpe o Sr. Haruo Ishikawa do Sinduscon-SP ( caso a sua opinião tenha sido fielmente transcrita pela articulista ) mas, até onde eu sei, é obrigatório "sim" o acompanhamento presencial do arquiteto ou engenheiro da obra, segundo determinação do CREA, Conselho Regional de Egenharia e Arquitetura

3
Denunciar
Confirmar Cancelar
Paulo R G Oliveira

Paulo R G Oliveira - 29/10/2011

As explicações estão corretas, porém faltou um fator importante, no caso de contratar empreiteiras, que é a fiscalização do pagamento do INSS dos empregados, ficando com cópias de guias de pagamento (GPS), para comprovar no final da obra, para se ober o CND para averbar a construção. Muita gente vai na confiança de empreiteiros que não registram os empregados e depois tem de pagar o INSS por m², resultando em um gasto não previsto e bem salgado.

1
Denunciar
Confirmar Cancelar
Elzita Ferreira Vidal

Elzita Ferreira Vidal - 27/10/2011

Olá,
Parabéns pelas dicas. Realmente elas são muito úteis e evitam que "dores de cabeça" surjam ao longo da obra. Tenho Mestrado em Engenheira Civil e elaboro projetos para a construção civil muito elogiados, pois neles procuro seguir sempre as normas técnicas, o aproveitamento eficaz do espaço e a utilização principalmente de materiais naturais (bambú, eucalipto, etc.) como elementos estruturais ou decorativos.
Agradecimentos

1
Denunciar
Confirmar Cancelar

Outros Artigos

02/12/2015 - Bebel Marrey Ferreira

Como fazer um quadro com galhos secos

Artesanato | Decoração

22/12/2015 - Equipe BBel

Como reutilizar caixa de sapato

Artesanato | Decoração

Artigos

Mais Votados

Listas de utensílios para montar a sua casa

Como montar a casa | Organização

Sapateiras para organizar de tudo

BBel viu e gostou | Organização

Enquete

Em qual ambiente da casa não pode faltar cor?

46.96%
5.40%
12.10%
18.05%
17.50%
Parcial Votar

Veja Mais

Quando contratar arquiteto, engenheiro ou empreiteiro

Destaque

Dispositivos modernos de segurança residencial

16/10 - 00:00

+

Normas de segurança para gás canalizado

19/10 - 00:00

+
Voltar para o topo

Facebook

Portal BBel

Instagram

  • Carregando...

Twitter

Tweets de @portalbbel

Decoração

  • • Artesanato
  • • Estilos
  • • Iluminação
  • • Imóveis e reformas
  • • Mostras
  • • Móveis
  • • Paisagismo
  • • Revestimento

Organização

  • • Como montar a casa
  • • Sua Casa - ambientes
  • • Limpeza - Pisos e revestimentos
  • • Limpeza - Geral
  • • Cuidados com as roupas
  • • Pessoal
  • • Festas

Projetos

  • • Projetos completos
  • • Área de lazer
  • • Banheiro e lavabo
  • • Copa, Cozinha e Lavanderia
  • • Escritórios e home office
  • • Quarto adulto
  • • Sala
  • • Varanda

Cursos, Livros e Eventos

  • • Organize-se
  • • Serviços de casa
  • • Organize suas coisas
  • • Organize suas finanças
  • • Organize sua casa

Minha Conta

  • • Cadastre-se
  • • Esqueci minha senha
Bbel Um Estilo de Vida
  • • Quem somos
  • • Conheça a Bebel
  • • Fale com a Bebel
  • • Politica de privacidade
  • • Anuncie
Bbel Um estilo de vida Datahome

© 2021, O.D.L Consultoria e Comunicação Ltda. Todos os direitos reservados.

Envie para um amigo

Gostou? Então envie para seus amigos

Sucesso! Sua indiação foi enviada com sucesso!

Esqueci minha senha

Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você

Sucesso! Um e-mail de confirmação foi enviado para você!