Economizar energia é uma das metas dos brasileiros, e dá para começar pelos eletrodomésticos. Saiba como.
Shutterstock / Mardre
A etiqueta de eficiência energética indica a avaliação dos produtos calculada a partir do seu nível de eficácia em relação à quantidade de energia que consome. Na prática, mostram quanto de energia cada eletrodoméstico usa para cumprir suas funções. Por isso, antes de adquirir o produto, é importante verificar a letra que indica a sua eficiência energética. Por exemplo, um produto com a etiqueta com a letra A é mais eficiente e utiliza menos energia que um com a letra C.
O Selo Procel é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Foi criado com o objetivo de orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
Shutterstock / Yuganov Konstantin
Posicionamento dos alimentos
Colocar alimentos nas saídas de fluxo de ar da geladeira, microondas e fornos faz com que os eletros precisem de mais força para funcionar da maneira correta, logo, consomem mais energia.
Potência
Seguir as orientações sobre como administrar as funções de potência dos refrigeradores é o ideal, sendo que, em dias mais frios ou de menos uso, a temperatura de resfriamento deve ser deixada no mínimo.
Abre e fecha
Abrir a porta várias vezes ou ficar pensando na frente da geladeira permite que o ar frio saia e obriga o refrigerador a iniciar o processo de resfriamento todas as vezes que a porta é fechada. A mesma regra vale para o forno. Ficar abrindo e fechando exige que o eletro trabalhe com potência maior.
Alimentos quentes
Até mesmo guardar comida ainda quente pode interferir no bom funcionamento da geladeira, pois o calor do alimento influência na uniformidade da temperatura interna e faz com que o compressor fique ligado por mais tempo.
Descongelamento
Para quem não possui um modelo de refrigerador frost free, é importante descongelá-lo regularmente, pois a crosta de gelo aumenta o consumo energético. Além disso, o ideal é deixar a geladeira em local bem ventilado e não encostá-la na parede ou em móveis.
Hábitos antigos
Não coloque peças para secar atrás da geladeira, pois elas interferem no condensador, responsável pela troca de calor do sistema de refrigeração, prejudicando o funcionamento e exigindo mais gasto de energia.
Shutterstock / SJ Travel Photo and Video
Com relação ao chuveiro, quando não estiver frio deixe a chave na posição verão, essa prática pode economizar até 30% de energia no aquecimento da água. Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, isso sobrecarrega a rede.
Nunca deixe a máquina trabalhar com peso superior ao indicado para o bom funcionamento, pois o sobrepeso vai fazer o eletro puxar mais energia.
Shutterstock / Amarita
Quando não estiver em utilização, os aparelhos como: TV, rádios, fogão, cafeteiras, máquina de lavar roupa e de louça podem ficar fora da tomada. Mesmo sem utilização, se estiverem ligados na tomada consomem energia.
Em períodos de ausência, é importante ajustar os equipamentos para o modo férias, ou desligá-los, quando possível, já que vão continuar consumindo energia, mesmo sem uso.
O chuveiro queimou? Saiba como trocar a resistência.
Fontes: Kelly Costa, gerente de marketing da Mabe e Guilherme Soares - diretor da Whirlpool.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você