Quando o assunto é sistema de gás canalizado em casa, muita gente tem dúvida sobre quais são as normas de segurança que garantem um bom funcionamento do sistema. Confira agora alguns cuidados necessários.
Shutterstock / Rhonda Roth
Todos os elementos de uma instalação por onde o gás passa - tubulações, aparelhos a gás, uniões e conexões - devem estar em boas condições de conservação. Para isso:
Divulgação / CEG
É fundamental que locais com aparelhos a gás tenham ventilação permanente, pois no processo de combustão o gás consome tanto o oxigênio do ambiente como libera gases provenientes de sua combustão.
Divulgação / CEG
Estes equipamentos necessitam de uma chaminé para condução dos produtos da combustão ao exterior.
Deve ser instalado um terminal externo, tipo T, que evita o retorno dos produtos da combustão ao interior do ambiente. O trecho mínimo vertical deve ser de 35 cm. E o trecho horizontal não deve ter declividade e possuir comprimento máximo de 2 m. Não devem existir emendas ou encaixes no percurso das chaminés individuais, de forma a evitar o escapamento dos gases.
Manutenção de Equipamentos.
Quando a combustão é correta, a chama não oscila, é silenciosa e de cor azulada.
Uma chama oscilante de cor amarelada ou azul clara é indício de má combustão, que pode ser causada pela falta de conservação do aparelho. Neste caso, contate os serviços autorizados do fabricante ou uma empresa especializada.
Divulgação / CEG
A instalação do gás deve ser em tubo flexível metálico, conforme a norma NBR 14177 e deve possuir um registro de gás em local de fácil acesso e ventilado. Para evitar deterioração, que pode causar escapamento de gás, o tubo flexível não deve estar em contato com superfícies quentes ou com produtos químicos, e as conexões devem estar em boas condições e sem escapamentos.
No mínimo a cada dois anos deve ser feita uma vistoria das instalações e equipamentos a gás, por meio de uma empresa instaladora especializada ou de um serviço técnico. Caso seja detectado algum defeito na vistoria, é prudente que seja reparado imediatamente. Não espere os problemas acontecerem. Previna, faça a vistoria periódica da instalação e dos equipamentos a gás, como aquecedor, fogão, etc.
Veja também quais as responsabilidades do morador, condomínio e empresa fornecedora sobre o gás canalizado.
* Fontes: Profissionais da empresa Gás Natural Fenosa, Weverton Geziel de Souza, professor do curso de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi, Ronaldo Suzuki, professor de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
Fábio - 14/06/2016
No condomínio posso fechar a cabine dos medidores com cadeado ou fechadura ou tenho que deixar aberto? obrigado
0