Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Opções de revestimento para parede

Roger Dipold

Antigamente as paredes brancas eram consideradas apenas como estrutura do imóvel, hoje em dia elas são utilizadas como importante elemento na decoração de ambientes, tornando-se peça chave na escolha do estilo, dos móveis, dos tecidos e da iluminação. Inúmeras são as variedades de material disponíveis no mercado para a aplicação em paredes. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para não cometer erros e ter problemas mais tarde.

Ambientes requintados

Textura, volumetria, efeito de iluminação, são pequenos detalhes que transformam os ambientes deixando-os mais sofisticados, aconchegantes e marcantes.

Aplicações na parede

Antes de fazer qualquer mudança na parede, é preciso avaliar qual material foi utilizado na sua construção, ou seja, se ela foi levantada em alvenaria de tijolos, de gesso cartonado ou madeira.

Essa observação deve ser feita antes de revestir as paredes porque alguns materiais são incompatíveis, como por exemplo, os azulejos aplicados em uma parede de madeira ou ainda o papel aplicado sobre os tijolos à vista.

É preciso definir os locais que serão aplicados os revestimentos para determinar quais materiais serão apropriados. Locais com muita incidência de sol ou clima em geral, necessitam de revestimentos mais resistentes.

Tipos de Revestimentos

J.Vilhora

Qualquer ambiente pode ter um revestimento diferente desde que se avaliem as necessidades de cada local:

  • Revestimentos mais marcantes devem ser aplicados em ambientes que o morador não frequenta tanto, como por exemplo, um lavabo ou varanda;
  • O dormitório precisa ter revestimentos que agradem aos moradores, caso contrário em pouco tempo o material irá atrapalhar o descanso e a sensação de bem estar ao dormir.

No mercado atual, a principal tendência em revestimento de paredes fica por conta dos materiais cimentícios com volumetria, dos papéis de parede coloridos e dos azulejos decorativos.

É necessário analisar o ambiente como um todo e compor todas as peças para que se harmonize entre si. Tudo tem um contexto e deve ser visto em conjunto.

Papéis de parede e tecido

J.Vilhora

Os revestimentos mais simples e fáceis de aplicação são os papéis e os tecidos. A superfície mais indicada para a aplicação destes materiais são as paredes lisas, desengorduradas e livre de umidade.

O papel é encontrado em lojas especializadas e em grandes magazines, vendido em rolo pode ser de origem vinílica, lavável e de simples manutenção.

Com características semelhantes ao papel, o tecido pode ser colocado na massa corrida de alvenaria e em placas de madeira forrada com espuma.

Tanto o papel quanto o tecido podem ser aplicados facilmente em paredes de gesso.

Cerâmica e pintura

Considerado pelos especialistas como um revestimento pesado, as pedras e os azulejos só podem ser colocados em paredes de alvenaria. Para evitar problemas futuros, a aplicação destes materiais deve ser feita cuidadosamente por um profissional qualificado.

Nas lojas especializadas é possível encontrar uma infinidade de padrões, estampas e cores de azulejos, incluindo faixas e acabamentos.

Para dar um aspecto moderno e criativo em uma parede, a pintura também pode ser utilizada como uma importante ferramenta. Aplicada sobre qualquer superfície as pinturas podem ser: lisas, esponjadas, espatuladas, geométricas e com rugosidades.

As técnicas variadas e as inúmeras cores disponíveis no mercado possibilitam a criação de ambientes diferentes e personalizados.

Fontes: Arquitetas Daniella e Priscilla de Barros; Arquiteta Andréia Médice.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário