Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Quando contratar arquiteto, engenheiro ou empreiteiro

Na hora da reforma, seja grande ou pequena, você sabe qual profissional chamar para autorizar as mudanças, cuidar da estrutura do imóvel e para botar a mão na massa? Afinal, quando chamar um engenheiro, um arquiteto ou um empreiteiro?

Quando chamar um engenheiro

Shutterstock / Pressmaster

O engenheiro é o profissional com visão mais técnica dos processos e resultados de uma obra. Para cálculos, construções e estruturas esse profissional é mais indicado e pode executar projetos e obras, dentro de suas áreas de atuação, como hidráulica, elétrica e civil.

Quando chamar um arquiteto

Shutterstock / Rido

É o profissional mais capacitado para o desenvolvimento do projeto arquitetônico, tem a função de criar ambientes funcionais, confortáveis e esteticamente adequados. Tudo o que se refere à edificação pode ser desenvolvido também pelo arquiteto, desde projetos até a execução de obras.

Quando chamar um empreiteiro

Shutterstock / Tyler Olson

O empreiteiro tem como local de trabalho o canteiro de obras. É o responsável por fornecer a mão de obra para execução dos serviços projetados por arquitetos ou engenheiros. O empreiteiro é como um freelancer, as empreitadas são sempre relacionadas com a construção, remodelação ou demolição de uma infraestrutura.

Saiba que

Dependendo do tipo de obra a ser realizada é bacana que os três profissionais sejam contratados e trabalhem em conjunto dessa forma:

  • O arquiteto projeta aliando estética e funcionalidade;
  • O engenheiro cria aliando serviço técnico dentro da funcionalidade;
  • O empreiteiro e sua equipe executam o serviço.

Você deve contratar o profissional de acordo com seu orçamento e objetivo. Tanto o engenheiro quanto o arquiteto realizam reformas e obras e podem indicar ou até mesmo ter uma equipe de obras (empreiteiros).

Quem responde tecnicamente pelas obras?

Shutterstock / KPG_Payless

Tanto o engenheiro quanto o arquiteto/urbanista podem ser responsáveis técnicos da obra. O cliente deve sempre solicitar o RRT – Registro de Responsabilidade Técnica dos arquitetos ou a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica dos engenheiros para se resguardar tecnicamente dos serviços contratados.

Principais diferenças entre engenheiro e arquiteto

As duas funções tem muito em comum na construção civil, porém existem diferenças e áreas que somente um ou outro pode atuar:

  • Arquitetos podem trabalhar com restauração, paisagismo ou design de interiores. Uma das áreas exclusivas deste profissional é o trabalho com patrimônio histórico, somente eles podem atuar com obras de restauro;
  • Do outro lado, os engenheiros civis podem atuar com a construção de pontes, viadutos e estradas, atribuições para as quais o arquiteto não tem habilitação.

Fontes: Gilberto Belleza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; Rafaela Sakovic, arquiteta; José Toledo Piza, engenheiro civil e professor do Mackenzie; Vanessa Chimirra, coordenadora de pós-graduação em Projetos de Interiores da Anhembi Morumbi.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário