Quem vai à Casa Cor se encanta com a decoração Arte Viva ou Ecoarte exposta já à entrada. "A interação das plantas vivas com as artes plásticas é uma forma prática e moderna de decorar e interagir com a natureza. Penso que tenho a missão de reconectar as pessoas com a energia da natureza, com o amor Soberano que nos permite desfrutar a vida aqui na Terra", filosofa Gica Mesiara.
Precursora do conceito de arte viva, Gica Mesiara desenvolveu uma tecnologia utilizada em dois modelos de jardim vertical. O primeiro é o quadro vivo que possui reservatório de água e um mecanismo de irrigação automática movido à bateria. Para instalar basta pregá-los na parede.
Por outro lado existem também os painéis sem limite de tamanho, mas para instalar é necessário um tratamento na parede, um ponto de hidráulica, elétrica e quando o piso não é permeável, é necessário uma forma de drenar o excesso de água que eventualmente pode surgir. Hoje em dia essa decoração criativa é uma excelente opção para quem não tem tempo de cuidar das plantas. "Facilitou a vida de muita gente. Conviver com a natureza de uma maneira eficiente.", conclui a artista.
Gica Mesiara convidou outros artistas plásticos, escultores e ecodesigners para interagir com esse ambiente: "quis reverenciar o mestre Burle Marx que se expressava de diversas maneiras.", diz. Pedro Petry, ecodesigner responsável pelo recorte da madeira que dá suporte a instalação do mapa do Brasil preenchido com plantas naturais. "Fiz esse mapa inspirado em Burle Marx que desejava mostrar a quem viesse depois dele, a maravilha que é o nosso país. Quero mostrar ao povo brasileiro que o nosso Brasil já foi assim, todo coberto de plantas e natureza. Hoje essa não é mais a nossa realidade.", lamenta Gica Mesiara.
Em frente ao mapa do Brasil, está a instalação chamada "Mapa Mundi". "É uma sobreposição de uma escultura da Ana Paula Castro; um recorte num metal de temas da natureza e tudo o que ela representa. Esse rendilhado de metal está sobreposto a um jardim vertical de Samambaias. É uma obra interessante.", explica Gica.
A artista plástica e paisagista Gica Mesiara recebeu Bebel em sua " Sala dos Mapas" - Homenagem a Burle Marx para um bate papo descontraído.
A decoração da sala de mapas fica completa com a última peça: o planeta Terra. "Minha intenção foi criar uma instalação que representasse a energia da natureza criando forças para o planeta voltar a ser todo coberto de verde. O globo flutua sobre um chão de cristais iluminados, representando a energia que temos que dispor para atingirmos esse objetivo em prol da nossa sobrevivência no planeta. É preciso olhar para a natureza para que ela tenha vez em nossa vida.", conclui Gica Mesiara.
Por Bebel Ferreira
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
Joanito Alexandre - 22/01/2012
Aonde compro aparelhinho de sistema de irrigação eletrico para rega???????
0