Leandro Lima
Com pouco espaço e cuidados básicos é possível cultivar manjericão, hortelã, salsa, coentro, alecrim e outros temperos. Veja o passo a passo da paisagista Marisa Lima.
Para fazer uma mini-horta você vai precisar dos seguintes materiais:
Leandro Lima
Verifique se o vaso ou jardineira escolhida possui furos no fundo para drenagem, caso não possua, você deverá fazê-los, de preferência dois de cada lado. Os furos de drenagem são importantes para evitar o acúmulo de água no fundo do vaso, que acarreta no apodrecimento das raízes das plantas.
Leandro Lima
Coloque uma manta de bidim em cima de todos os furos de drenagem da jardineira. Essa manta tem a função de filtrar a água e evitar que a terra entupa o dreno. Se você não conseguir comprar esse tipo de manta, você pode usar areia grossa (dessas de construção), que também ajudam no escoamento da água e previnem doenças nas raízes.
Leandro Lima
Coloque uma camada de cinasita (argila expandida) em toda a extensão da jardineira. A Cinasita é um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica que garante umidade à terra e drena de forma constante.
Leandro Lima
Coloque uma camada de terra adubada em toda a extensão da jardineira.
Leandro Lima
Comece o plantio, colocando uma muda por vez, mantendo a porção de terra que vem ao redor das raízes.
Leandro Lima
Observe todas as mudas colocadas na jardineira.
Leandro Lima
Preencha os vazios entre as mudas com a mistura de terra adubada
Leandro Lima
Acomode as mudas na jardineira após a nova camada de terra
Leandro Lima
Pronto, sua horta está completa, agora é só aproveitar os temperos e as ervas! Nesta jardineira, Marisa Lima plantou manjericão, salsa, cebolinha, hortelã e alecrim.
Veja mais opções de paisagismo e como cuidar das plantas.
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você