Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Plantas medicinais: cuidados no cultivo

As plantas medicinais necessitam de cuidados diários para que estejam sempre frescas e saudáveis e tenham preservadas suas propriedades medicinais.

Como regar sua horta

No início do cultivo, quando as sementes ainda não germinaram ou os brotos estão muito miúdos, é preciso regar com mais cuidado para evitar que a força da água revire o solo deixando as sementes desprotegidas.

O ideal é que as plantas sejam regadas uma vez ao dia: no início da manhã ou no final da tarde. O solo deve estar sempre úmido e não encharcado. Esteja atento, pois o excesso de umidade favorece o aparecimento de fungos e pragas nas plantas.

Realizando o desbaste

Quando um grande número de mudas brota, pode ser que elas se amontoem e prejudiquem a passagem de ventilação e iluminação às mudas de menor estatura.

Por isso é preciso realizar um desbaste que consiste em arrancar as plantas mais fracas, menos desenvolvidas, de maneira a abrir espaço para que todas possam se desenvolver adequadamente.

Coleta das plantas medicinais

  • O melhor horário para colher as ervas medicinais é pela manhã, quando o sol é mais suave e as plantas, frescas;
  • Brotos devem ser colhidos antes das floradas. Flores como a camomila devem ser colhidas antes da maturação completa;
  • Esteja atento ao ciclo de podas e colheita das plantas que tiver escolhido para compor a sua horta.

Secagem e armazenamento

  • As plantas medicinais podem ser usadas secas como temperos ou na preparação de chás;
  • Para secar folhas, flores e caules espalhe-as sobre papel de jornal ou um pano e deixe à sombra até que se tornem quebradiças. Elas devem secar à sombra, já que a luz direta do sol pode alterar as propriedades medicinais das ervas;
  • Apenas raízes, cascas e caules podem secar diretamente ao sol. Depois armazene em ambiente arejado e seco.

Controle natural de pragas

Seguir corretamente as orientações descritas fará com que as plantas desenvolvam-se saudáveis e vistosas. Plantas bem nutridas e regadas regularmente são mais resistentes a pragas e insetos. Se ainda sim surgirem, saiba como realizar o controle natural de pragas.

Escolha da plantas medicinais

Existem muitas espécies de plantas medicinais que podem ser facilmente cultivadas mesmo em espaços reduzidos. Além de saudáveis, as plantas medicinais podem também ser utilizadas na decoração ou ao paisagismo dos ambientes.

Compartilhe isso:
Autor:

Deixe um comentário