As trepadeiras são plantas que podem se adequar conforme as estruturas nas quais estão fixadas. É possível determinar a forma e o tamanho da trepadeira, por isso são grandes aliadas à decoração e ao paisagismo.
Para quem vive em locais de clima temperado e deseja uma planta deslumbrante para o pergolato da sua casa, apresentaremos a trepadeira Glicínia.
A Glicínia pertence à família das Leguminosas e tem sua origem no Japão. As espécies mais encontradas são Glycine Floribunda Willd ou a Wisteria Chinensis. Produz flores nas cores lilás, branca e rosa num verdadeiro espetáculo da natureza.
As glicínias são trepadeiras robustas e vistosas, portanto exigem que seus pergolatos sejam estruturas sólidas e consistentes, do contrário, as raízes da trepadeira glicínea podem provocar rachaduras. Também é aconselhado construir pergolatos mais altos para esse tipo de trepadeira.
Após o plantio, o crescimento dessas plantas pode ser um pouco lento, porém, depois de estabelecidas atravessam gerações.
É uma trepadeira que prefere e floresce muito bem em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira, locais de clima temperado em São Paulo. Do Paraná para o Rio Grande do Sul, florescem mais facilmente em quase todas as áreas, menos no litoral. Como gostam de climas amenos ou do frio, são bem resistentes às geadas.
Sua floração ocorre entre maio e setembro, mas é diferenciada a cada ano, em maior ou menor quantidade, dependendo sempre da temperatura. Mas no ano em que floresce profusa, ela é um presente dos deuses!
A trepadeira Glicínia precisa de solos bem adubados, ricos em matéria orgânica e bem drenados. É conveniente adubá-la com farinha de ossos ou npk 10-10-10 no mês de abril. As regas devem ser frequentes e o ideal é que recebam luz do sol.
Anualmente, dois meses após a floração, pode as trepadeiras de maneira que seus ramos fiquem mais curtos, em tamanhos de 20 a 30 cm.
A Glicínia convive bem com outras trepadeiras, portanto você pode combiná-la a outras variedades para compor o paisagismo do pergolado da sua casa.
Veja também: Trepadeiras tropicais.
Construi um caramanchão e plantei uma Glicinia.Moro em Botucatu-SP que tem clima adequado (frio).A Glicinia ia indo bem (1 ano) até o mes de junho quando começou a aparecer um esbranquiçado sobre as folhas e está secando os ponteiros.
Poderiam por favor me ajudar a resolver este problema?
O que é isto e como resolver?
O talo principal (raspei) está bem verde.
Bom dia fiquei interessado na Glicínia porém moro em Belo horizonte Minas Gerais o clima aqui é mais quente a Glicínia se dará bem vale a pena tentar cultiva-la e no caso onde consigo as mudas vocês possuem algum fornecedor, muito obrigado.
0olá! meu desejo de muitos anos é o de ter uma trepadeira glicínia ao lado do meu chalé que fica dentro de um acampamento perto de Campos do Jordão. tenho 82 anos e até agora não consegui realizar esse desejo. Sonho com minha Gilícinia cor-de-rosa! Onde, por favor ,poderei adquirí-la?
Obrigada desde já ,,,tia Jacy.
Goostei demais da trepadeira Glicinia,gostaria muito de cobrir o muro da minha casa com ela,moro em Caldas Novas GO,o clima é de 28 a 35 graus será que ela se adaptaria aquí? E se não puder ser esta gostaria que me informassem de outra trepadeira que seja tão bela quanto a glicinia .Por favor enviem a resposta para meu email .
Atenciosamente Tania
Recebi fotos lindas da trepadeira glicínia. Fiquei encantada!
Moro na zona oeste, onde o clima é quente, do Rio de Janeiro e gostaria de arriscar e plantar essa espécie tão perfeita.
Onde posso comprar mudas?
Será que obterei sucesso, mesmo sabendo que esta planta se desenvolve em lugares de clima frio?
Grata, Paty
A primeira vez que vi a glicinia foi no Chile. Não era uma trepadeira e sim um arbusto lindíssimo. Foi amor à primeira vista. Daí, venho tentando comprar e não consigo achar. Moro no Rio de Janeiro. Quero saber como fazer para obter uma muda ou estaca e o preço . Por favor não deixem de me passar um email . Aguardo anciosa. Grata, Lavinia
2Estou imensamente feliz, porque a glicínia que plantei no meu jardim, diretamente no solo, está com dois cachinhos lilases e pelo jeito virão outros. São muito lindos! A planta recebe sol direto. Adubei recentemente com "ouro verde". As chuvas de novembro e dezembro estão ajudando muito. A planta está crescendo bastante, tomando toda a grade frontal de minha casa. Lindo, lindo....
0Em Campos do Jordão a glicínia perde as folhas no outono( maio) e no final de julho vem a floração. As folhas voltam no final de agosto. Acredito que em SP glicínia pode não florescer em função da falta de frio. Já vi glicínia florescer em SP, mas estava em pleno sol e plantada diretamente no chão.
0Comprei uma muda de glicínia em Campos do Jordão em 2008. Desde então venho tratando dela com muito carinho (ela está num vaso, próximo à janela da sala de meu apartamento, que fica no 13º andar). Ela cresceu e deu muitas folhas, mas no final de 2008 caíram todas. Em agosto de 2009 ela começou a dar folhas novamente e desde então estou esperando pelas flores, que não vieram. O que acontece? Ela ainda é muito nova? Rego sempre e mantenho uma boa adubação. Moro em São Paulo, no bairro da Penha.
Grata
Silvia
Gostou? Então envie para seus amigos
Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você
luciane - 26/10/2013
Como tantos gostaria de saber onde compra mudas de glicíneas eu amo plastas e estou apaixonada por elas, quero saber se posso cultiva-las em vasos. Moro em São Gonçalo município do estado do Rio de Janeiro e minha casa é sobrado.
35