Com a pandemia, diversos costumes foram ressignificados e um novo modo de vida surgiu. E, na arquitetura, foi perceptível essa mudança. Espaços de convivência e lazer foram mais valorizados e aproveitados pelas pessoas, ganhando até novos layouts.
A cozinha, por exemplo, historicamente o coração da casa, assumiu um papel ainda mais importante e prazeroso. Com mais tempo livre, os cozinheiros de plantão puderam se dedicar e aprimorar suas receitas e, até quem não tem o dom de cozinhar, arriscou fazer um pão durante o isolamento.
Confira os projetos que se destacaram na CASACOR SP 2021 e mãos na massa!
Aconchegos Portinari, por Très Arquitetura
A casa une conforto e versatilidade e se divide entre living, cozinha, sala de jantar, suíte máster com home office e área de banho. A cozinha, tem design neutro e fluido, tendo como conceito principal o aconchego. Integrada ao living e sala de jantar, a bancada é revestida com as lastras da coleção Istambul, da Portinari, que reproduz o cimento com leves nuances de cinza.
Nichos abertos mesclados com um espaço fechado, criado para acomodar as principais funções de uma cozinha, sem deixar nada exposto se tornam um elemento divisor. Pensado para ser funcional, atendendo aos usos do cotidiano e oferecendo ao living um toque versátil e informal.
Bella Vita, por Alexandre Squassoni
Dizem que a cozinha é o coração da casa porque nela a família se reúne, cria memórias afetivas e estreita laços. Ao redor da mesa é o espaço de celebrações. Este ambiente foi pensado nessa relação que ficou ainda mais intensa nos últimos tempos. O painel revestido de madeira que envolve a sala do almoço cria uma atmosfera aconchegante e, na cozinha, o brise laqueado traz o verde da natureza para o ambiente.
Casa Alva, por BC Arquitetos
A palavra alva simboliza a clareza, a leveza e a luminosidade e é muito representada neste projeto. Os recortes presentes evidenciam as entradas de luz e, principalmente, favorecem a aproximação com a natureza.
A sala de jantar e cozinha com estilo contemporâneo e minimalista tem traços simples e traz o conceito do novo morar. A madeira da mesa proporciona o aconchego ao espaço.
Casa Tempo, por Ticiane Lima
Inspirada por uma arquitetura minimalista, o espaço conta com referências em materiais naturais e revestimentos atemporais em tons neutros e escuros. A cozinha tem bancada para preparo de alimentos e uma refeição rápida, já a marcenaria tem tons mais escuros e naturais.
O resultado é um ambiente com personalidade, que se contrapõe ao ritmo acelerado da cidade e da correria contra o tempo, reforçando a sensação de proximidade com a natureza.
Casa Å LEVE, por Gustavo Martins
Neste ambiente, a inspiração para a decoração foi o estilo escandinavo. Para tanto, a cozinha tem linhas retas, segue uma paleta de cores neutras e a marcenaria protagoniza a cena como elemento natural que acalenta a casa e o coração daqueles que a habitam.
Revestida por pedra basáltica italiana, a ilha da cozinha, que compreende o cooktop e área para manuseio de alimentos, foi direcionada para uma visão completa da sala de estar e conta com o carrinho bar encaixado abaixo de sua base, em um sinal que remonta a um mimetismo. Na marcenaria planejada pela Dimare, os armários inferiores e aéreos, em tom grafite, fazem um contraponto aos tons claros.
Estúdio Terra, por Beatriz Quinelato
Esta cozinha de tons terrosos e decoração monocromática proporciona momentos de relaxamento, conexão e reflexão. A bancada de preparo e a mesa de refeição rápida tem desenho orgânico, que deixa a decoração ainda mais moderna. O ripado na marcenaria suaviza e confere um design diferenciado. O metalizado dá um toque sofisticado ao loft de estilo rústico.
Social House, por Léo Shehtman
De linguagem jovem e masculina, este espaço foi pensado para um morador muito ligado à tecnologia. Com cores sóbrias, tons escuros, formas orgânicas e materiais que se conectam com a natureza, o espaço retrata um estilo contemporâneo brasileiro. A ilha central conta com banquetas, deixando-o mais convidativo. A marcenaria escura simboliza elegância e luxo, características que são marcantes em projetos do arquiteto.
Simplesmente Dourado, por Brunete Fraccaroli
Neste estúdio de 75 m², que conta com cozinha, living e suíte integrados, a pureza do branco, aliado ao dourado, deixa o ambiente elegante e, ao mesmo tempo, leve. A cozinha também tem o branco como tom predominante nos armários, com um nicho na área de trabalho para integrar a área de lavatório do banheiro e setorizar os ambientes sem demarcações e rupturas.
Loft do Colecionador, por InTown Arquitetura
O ambiente de 120m² moderno e minimalista tem os espaços totalmente integrados, que estimulam o convívio familiar e entre amigos, cheio de equilíbrio e elegância.
O módulo central agrega à cozinha, banheiro e armários do quarto com um conceito “plug and play”, com conexões de energia, água e esgoto todo executado em chassi metálico, com painéis de mdf e drywall, não havendo desperdício de materiais.
A ilha central da cozinha, lançamento exclusivo da Ornare, segue uma linha mais clássica e sofisticada. Os armários de tons de verde musgo que, aliados ao décor amarelo, deixam o ambiente convidativo a um bom vinho, além de oferecer uma atmosfera aconchegante e prática, excelente para quem busca momentos de relaxamento e reflexão.
Loft Sopro Orgânico, por Architects + Co
Neste projeto, composto por um amplo lounge com quarto, closet, banheiro e uma cozinha aberta, guia-se pela diversidade de curvas e formas irregulares da natureza. O espaço cosmopolita conecta rusticidade a uma releitura do estilo clássico e se baseia em tons do pôr do sol para refletir o tema proposto pela CASACOR este ano.
Para a cozinha, os arquitetos optaram pelos móveis sob medida da Ornare na cor mostarda, que adicionam leveza e versatilidade. Na ilha central e na rodabanca, pedras naturais aparecem, remetendo a tons e texturas da terra. As formas orgânicas criam estruturas fluidas e trazem dinamismo na composição dos espaços.