Não é de hoje que a busca por uma reconexão com a natureza aparece na decoração, mas o isolamento social imposto pela pandemia intensificou ainda mais essa tendência. Em boa parte dos ambientes que compõem a CASACOR SP 2021 há um espaço de destaque para as plantas e elementos naturais, tanto em áreas externas quanto internas. Confira a tendência ‘urban jungle’ em ambientes internos a seguir.
Estúdio Terra por Beatriz Quinelato
- Neste ambiente de 44 m², a decoração monocromática em tons terrosos, as peças de cerâmica e a vegetação abundante trazem uma sensação de acolhimento muito específica, que só o contato com a natureza consegue nos fazer acessar;
- O objetivo da arquiteta foi proporcionar aos visitantes momentos de relaxamento, conexão e reflexão, e essa meta foi cumprida.
- Ao lado da cama, um móvel versátil que pode ser usado como home office ou penteadeira com vista para a “floresta” particular do loft;
- Quem não gostaria de trabalhar ou se maquiar num ambiente assim?
- Dividido em living, quarto, cozinha e banheiro, o projeto tem um estilo simultaneamente elegante e rústico, repleto de elementos naturais e peças artesanais;
- No piso, o revestimento de tijolo Terracota, da Colormix, traz uma sensação de chão de terra batida. Um verdadeiro refúgio!
Jardim Nuances, por Jonathas Matarelli
- A proposta do arquiteto e paisagista Jonathas Matarelli Miranda, do coletivo Aizó, foi fazer uma releitura dos jardins de inverno e levar o prazer do contato com a natureza para dentro de casa;
- O jardim de 19 m² possui aberturas para entrada de luz natural, um delicioso piso de seixos, floreiras metálicas, espécies tropicais exuberantes e detalhes a serem contemplados de diferentes ângulos. Encantador!
Casa Égide, por Stúdio Ro+ca
- Os arquitetos Carlos Carvalho, Rodrigo Beze e Caio Carvalho, do Studio Ro+ca, escolheram sustentabilidade e reconexão como pilares deste ambiente, pensando em adaptar a casa às mudanças no mundo e nas prioridades das pessoas;
- Égide é o escudo que pertencia à deusa Palas Atenas, da mitologia grega, e a palavra é usada com o significado de proteção, amparo;
- No projeto, o termo vem com sentido de abrigo, refúgio, e na entrada da residência já percebemos o papel do verde na composição desse refúgio.
- Na casa erguida com estrutura metálica desmontável, portas e paredes de vidro permitem que a vegetação “entre” nos ambientes internos.
- Detalhe da cerca viva presente em toda a extensão de uma das laterais da residência.
- Todos os ambientes se voltam para um pátio interno da residência, onde há uma árvore de jasmim manga. Ela ainda não está florida, mas há de florir.
- Luz natural e convite à conexão com a natureza não faltam no projeto. Um sonho, né?
Espaço Kairós, por Érica Salguero
- A arquiteta Érica Salguero se inspirou na mitologia grega e na rotina pós-pandemia para criar este ambiente;
- Kairós é o deus do tempo oportuno ou tempo supremo, que é contado de forma qualitativa, e não quantitativa;
- A proposta é que é a suíte de 68 m² seja palco de momentos de relaxamento, descanso e alegria. Um oásis em meio à vida corrida dos grandes centros urbanos.
- O uso de elementos naturais, como madeira natural e palha, e o jardim de cactos com vasos Organne que vai do dormitório à sala de banho são fundamentais para criar a atmosfera de acolhimento e bem-estar no espaço. Ficou lindo, elegante e muito aconchegante!
Meu verde particular, por KalilFerre Paisagismo
- Este espaço para contemplação, pausa e lazer na mostra foi criado pelos paisagistas Elaine Kalil e Maurício Ferre;
- Nele há uma extensa área verde com vegetação tropical em canteiros, vasos e floreiras de cimento. Os balanços em corda náutica são um convite a revisitarmos a infância. Que delícia!
Selecionamos mais ideias inspiradoras de como trazer muito verde para dentro de casa. Confira!
- Casa Ninho, por SP Studio.
- Casa LG ThinQ, por Estudio Guto Requena.
- Riserva Todeschini, por Debora Aguiar.
- Loft do Colecionador, por Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz.
- Bella Vita, por Alexandre Squassoni.