O Cartão de visitas é um poderoso meio de deixar sua identificação com a pessoa que o recebeu. Mas se for incorretamente entregue, pode danificar sua imagem e a da empresa que você representa. Apesar da tecnologia, a etiqueta empresarial diz que os cartões de papel ainda são os mais usados quando nos apresentamos para uma pessoa de outra empresa.
Quando entregar o cartão de visitas em uma reunião ou encontro de negócios?
Diz a etiqueta empresarial que o cartão deve ser entregue logo no início. Isso facilita a identificação dos dados comerciais da pessoa que o entregou, como seu nome, cargo e a empresa na qual trabalha.
• Se o encontro for social, pode ser entregue no final como uma forma de se continuar o relacionamento.
Dobramos ou não a posta do cartão?
A etiqueta empresarial diz que o costume de dobrar a ponta direita superior do cartão caiu em desuso, mas significava que o contato havia sido feito e que o cartão estava inutilizado para outros fins.
Nunca rabisque os cartões diz a etiqueta empresarial.
Somente se houver necessidade, como troca de telefone ou alteração de endereço. Mesmo assim, o ideal é providenciar rapidamente novos cartões.
A etiqueta empresarial e a entrega de cartões pelo mundo
Ainda muito usado e valorizado, os cartões comerciais tem algumas diferenças na maneira como são entregues e recebidos em alguns países.
A etiqueta empresarial segundo os orientais, especialmente os japoneses e chineses:
1. Eles entregam o cartão com as duas mãos.
2. Quando recebem, procedem da mesma forma, leem demoradamente as informações dos dois lados do cartão, especialmente quando está em dois idiomas.
3. Eles sempre colocam todos os cartões recebidos à sua frente, como uma forma de identificar os participantes da reunião.
Atenção a etiqueta empresarial diz que você deve fazer o mesmo, senão vai passar a eles a ideia de pouco caso e pode perder o negócio.
A etiqueta empresarial segundo os árabes:
A entrega e recebimento dos cartões no primeiro contato é feita sempre com a mão direita e só após esse processo eles começam a conversar com a pessoa que lhes entregou o cartão.
Etiqueta Empresarial e os cartões de visita
O ideal é no tamanho padrão – 9 x 5cm ou 9,5 x 5,5cm, com impressão em relevo.
A impressão em off-set é menos sofisticada e não causa uma boa impressão.
O cartão de visitas e sua utilização segundo a etiqueta empresarial é uma ferramenta muito importante e deve ser respeitada.
Quando estiver com pessoas de outra empresa
Escute mais do que fale
Quando participar de qualquer encontro, seja na sala de reuniões ou no cafezinho, procure falar menos e ouvir mais. Sempre que ouvimos, estamos assimilando informações que podem ser interessantes ou não, mas sempre muito úteis. Por outro lado, quando falamos expressamos nossas opiniões e pensamentos, que nem sempre podem ser assimilados de forma positiva.
• Observe quem está falando, a entonação da voz e como gesticula. Falamos mais através do nosso corpo do que pela nossa boca. Você pode descobrir muito além do que a pessoa está falando ou o que realmente ela está querendo dizer.
• Fique atenta ao teor do assunto para não perder nada. A etiqueta empresarial permite que caso seja possível, você anote o que considerar importante. Não guardamos tudo na nossa memória e algumas informações são muito importantes para serem discutidas em outra oportunidade.
• E escutar é uma forma de respeitar a opinião do outro, mesmo que ela seja diferente da sua. Não só a etiqueta empresarial recomenda que você seja um bom ouvinte mas a experiência diz que um bom ouvinte passa a imagem de uma pessoa ponderada e que deve fazer parte de todas as reuniões.
• Fofocas nunca. Não comente nada que viu ou ouviu e achou estranho. Seja discreto.
Nos negócios, o código da etiqueta empresarial deve ser seguido à risca. Quem o faz, demonstra educação e preparo para conviver em qualquer nível hierárquico e reivindicar cargos mais elevados.