Em qualquer empresa, independente da execução individual de qualquer tarefa, o trabalho em equipe sempre existe. Todos os departamentos estão interligados e o sucesso de um depende do comprometimento do outro. Em síntese, existe a necessidade de desenvolver um bom relacionamento de parceria com os colegas de trabalho.
Como trabalhar em equipe de maneira mais fácil?
Ficando atento às regras da etiqueta empresarial que mostramos a seguir:
Ouvir
É fundamental ouvir o ponto de vista diferente do seu e respeitá-lo. Mesmo que discorde, ouça e coloque sua opinião de forma produtiva e delicada.
Regra da etiqueta empresarial: em equipe evite ser agressivo.
Reconhecer
Aceitar que a ideia de um colega é melhor do que a sua e que isso não diminui a sua importância na equipe é muito importante. Nem sempre você ganha ou perde. O importante é atingir o objetivo comum, independente de quem acertou.
Regra da etiqueta empresarial: reconheça o valor dos colegas.
Respeitar o profissional
Na empresa, o colega de trabalho tem que ser avaliado como profissional e não a sua pessoa individualizada. Ou seja, independentemente de você simpatizar com ele pessoalmente, você deve respeitá-lo profissionalmente.
Regra da etiqueta empresarial: evite críticas pessoais.
Compartilhar trabalho e conhecimento
Não esconda tudo o que sabe a respeito de um negócio ou trabalho, imaginando que os méritos serão apenas seus. Os bons profissionais são percebidos no dia a dia pelos superiores. Não dá para fingir que é competente. A construção de uma carreira não se sustenta sem competência. Dividindo você acrescenta e conquista mais ajuda para a execução de um bom trabalho em equipe.
Regra da etiqueta empresarial: em equipe compartilhe conhecimento.
Trabalhar com empenho
Algumas pessoas ficam menos produtivas quando trabalham em equipe. Distribuem as tarefas e fazem o mínimo ou então, escolhem a parte mais fácil e querem que o reconhecimento do trabalho bem feito seja dividido igualmente. Não faça isso.
Regra da etiqueta empresarial: em equipe seja produtivo e se empenhe.
Colaborar
Se você está se saindo melhor do que outros do grupo ajude os demais. Vocês estão no mesmo barco. Para que ele não afunde, arregace as mangas e faça mais se for preciso.
Regra da etiqueta empresarial: em equipe a colaboração é fundamental.
Não seja estrela
Não queira ser o que mais brilha. Brilhe quando desempenhar um trabalho individual. Essa atitude pode prejudicar o andamento do trabalho da equipe e seu sucesso e gerar antipatia geral à sua pessoa.
Regra da etiqueta empresarial: em equipe ninguém deve ser estrela.
Dividir conhecimento
Se você sabe mais ou tem mais experiência que os demais componentes do grupo divida com eles o que sabe. De preferência, sem demonstrar arrogância. No fim, dependendo da maneira como você passa suas experiências para os outros conquista mais admiração do que inveja. Regra da etiqueta empresarial: em equipe compartilhe conhecimento.
Confiar
Ponto fundamental. Se você não confiar ou se não confiarem em você o trabalho está condenado. Quando escolher o time, ele deve ser coeso e acima de tudo confiável. Regra da etiqueta empresarial: em equipe todos devem ser confiáveis e unidos. O resultado alcançado pelo grupo será orgulho de todos e pode ser um momento ideal para estreitar os laços entre os colegas da empresa e fazer grandes amigos.
O trabalho em equipe pode produzir resultados fantásticos exatamente porque várias pessoas seguindo as regras de etiqueta empresarial unem forças em torno de um único objetivo.