Vamos citar algumas regras da etiqueta empresarial para escrita em empresas.
Regras de etiqueta empresarial para que seu e-mail seja eficiente:
- Escreva mensagens curtas;
- Responda rapidamente;
- Não use letras maiúsculas, elas indicam agressividade;
- Sempre identifique o assunto do e-mail, pois auxilia a escolha para a mensagem ser lida;
- Enderece corretamente. Receber um e-mail inadequado é extremamente indelicado;
- Cada grupo, um interesse. Piadas, correntes, mensagens de auto ajuda só devem ser enviadas para as pessoas que você conhece e tem liberdade para isso. Use o bom senso;
- Siga os conselhos da etiqueta empresarial que diz: se o e-mail enviado for para uma pessoa do alto staff da empresa escreva de maneira formal, pois esta é uma regra de boas maneiras;
- Como regra vale sempre o bom senso. Utilizar corretamente o idioma escrito, respeitando suas regras gramaticais e acima de tudo, manter o tom relativo à importância do assunto abordado.
Cartas – É uma maneira de comunicação mais formal e vale como um documento, por isso devem seguir as normas da empresa na qual você trabalha, além das normas etiqueta empresarial.
Circulares – Esta comunicação, de natureza meramente informativa e texto impresso é muito parecida com uma carta comercial. O conteúdo é endereçado a um número grande de pessoas dentro da empresa.
Memorandos – Segundo a etiqueta empresarial o memorando deve ser usado apenas para assuntos da empresa e é uma forma de lembrar problemas que necessitam ser resolvidos ou comunicar um fato novo. Algumas empresas ainda se utilizam dessa forma de comunicação.
Não se esqueça das regras de etiqueta empresarial e utilize as ferramentas que existem para elaborar materiais impressos requintados com gráficos e ilustrações. Lembre-se: toda comunicação no âmbito de seu trabalho é importantíssima.