Quando você trabalha em uma empresa com muitas pessoas, provavelmente com personalidades totalmente diferentes e cada uma exercendo uma posição específica, no decorrer do tempo você vai se identificar com aquelas cujo perfil mais se assemelha ao seu e ter certa antipatia com por outras. Esse comportamento é natural, faz parte da vida e são justamente estas diferenças que a etiqueta empresarial tenta contornar. Sua vida será muito facilitada em seu trabalho se já conhecer as boas maneiras no mundo corporativo.
Máxima da etiqueta empresarial:
A convivência é necessária e você precisa se relacionar bem com todos na empresa, independente de suas preferências.
Dicas da etiqueta empresarial para que essa convivência seja positiva e saudável:
• Seja educada e solícita com todos. Você está na empresa para desenvolver seu trabalho e ele está intrinsecamente ligado ao dos outros funcionários. Uma cooperação mútua é vital. Invista no seu marketing pessoal.
• Trate tanto os funcionários com cargos hierárquicos altos ou baixos com respeito e educação. Isto tem a ver com boas maneiras, certo?
• A etiqueta empresarial fala: Utilize as nomenclaturas relativas à posição que a pessoa ocupa sempre. Por exemplo, se é advogado, médico, dentista ou alguém que tem doutorado chame-o por Dr., seguido do seu nome.
• Antes de entrar em uma sala sempre bata na porta e espere que quem estiver no interior autorize sua entrada. Esta regra além de fazer parte da etiqueta empresarial faz parte da boa educação.
• A etiqueta empresarial esclarece: se for conversar com uma pessoa em sua sala e ela estiver sentada, espere que autorize que você se sente também. Se não acontecer, permaneça em pé.
• Pratique o espírito de equipe, formando parcerias, trocando ideias e opinando de forma positiva quando for solicitada. Seja proativo. Vai receber um 10 na etiqueta empresarial.
• Se algum funcionário está muito atarefado e você disponível ofereça ajuda. Se ele recusar não insista, pois pode estar fazendo alguma tarefa confidencial ou que só ele domine.
• Se for convidada para almoçar com seus colegas aceite. É sempre mais uma oportunidade para estreitar os laços entre vocês.
• A Etiqueta empresarial dá ênfase à seguinte regra: Não conte vantagens, não faça fofocas e evite falar de sua vida ou de assuntos exclusivos do seu trabalho. Fale sobre generalidades e atualidades.
Aplauda o sucesso dos seus colegas e não tenha inveja. Admirar o trabalho bem executado do outro é a melhor maneira de melhorar o seu desempenho, seguindo o exemplo que deu certo.
• Não se vanglorie perante os demais. Se você é realmente bom e tem qualidades, logo todos notarão. Esta não é uma regra apenas de etiqueta empresarial, mas de boas maneiras e educação também.
• Sorria sempre que cruzar com outro colega. Espalhe simpatia.
• Elogie sinceramente quando algum colega se destacar ou fizer algo surpreendente.
• Mantenha o otimismo sempre. Derrotismo e pessimismo afastam as pessoas e as boas oportunidades.
• Sábia regra da etiqueta empresarial: Com o colega que não simpatiza com você seja sempre educado e amável. Não alimente essa desavença. Procure mudar a opinião errada que ele faz de você.
Enfim, perceba que etiqueta empresarial se confunde com boas maneiras e boa educação, portanto estabeleça uma relação harmoniosa com todos. Muitos colegas, que no primeiro momento pareciam antipáticos ou estranhos podem se tornar grandes colegas de trabalho e parceiros na obtenção de sucesso para a empresa e consequentemente para você.