O Natal é uma das épocas mais especiais para as crianças. Em meio a lendas e tradições, elas realmente acreditam na magia da data. Decorar e enfeitar a casa pode se tornar marcante, cheio de brincadeiras, criatividade, amor e interação entre a família.
Estabeleça tradições
A família pode até escolher um dia exato para a atividade, o que torna o momento aguardado e especial. Essa tradição é positiva até para a educação e amadurecimento das crianças. Quando os convidados chegarem para a ceia e repararem na decoração, nesse momento a criança sentirá orgulho do que fez.
Pendurar os enfeites e ter cuidado para não quebrá-los são atividades que estimulam o autocontrole, coordenação motora, paciência e noção espacial. Além disso, também fazem com que a criança se sinta de fato mais madura e autoconfiante.
Uma dica essencial para dar tudo certo é não deixar o estresse e a ansiedade estragarem esse momento tão bacana. É muito importante fazer com que o momento de decorar a árvore de Natal seja agradável e descontraído e que a criança o entenda como uma brincadeira feita em família, onde ela recebe atenção e carinho.
Espírito de Natal
O espírito natalino que toma conta de todos durante a época que antecede o Natal não pode ser esquecido durante a decoração. As crianças também devem conhecer a história do Natal e o que ela representa, e que especialmente nessa data, é tempo de olhar para o próximo com bondade e se deixar levar pelo espírito de paz e confraternização.
É interessante despertar na criança a vontade de fazer o bem, de reconciliar, de ser melhor. Tudo pode começar com o simples gesto de viver um momento em família durante a decoração da árvore de Natal. Em geral são esses momentos que antecedem o natal que fazem a diferença.
Fontes: Elis Rinaldi, diretora de marketing da Rica Festa; Denise Dias, terapeuta infantil.