Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Conheça os tipos de copo e as bebidas com os quais combinam

Servir a bebida num copo que não é adequado para ela pode fazer com que as pessoas que a estão consumindo não percebam totalmente suas características. Copos e taças não têm formatos diferentes à toa. Cada desenho combina com um tipo de bebida e é responsável por realçar as sensações que causam ao paladar.

Boca, bojo, base e haste são as partes que compõem a “anatomia” dos copos e taças. Para bebidas cujo aspecto visual também é importante, deve-se observar também a transparência do cristal, o que permite apreciar melhor a cor. Veja dicas sobre como saber qual o tipo de copo ideal para cada bebida.

Vinhos

A variedade de copos para vinhos é enorme. Para os iniciantes, a sugestão é observar a espessura, transparência, lisura do cristal (preferindo os mais finos) e privilegiar taças com haste longa e boa abertura para que os aromas do vinho floresçam.

A taça conhecida como Balão, com o bojo redondo, é ideal para vinhos tintos e envelhecidos. O modelo Tulipa, como a taça que está no meio na foto acima, é o indicado para vinhos brancos e rosés, enquanto o Bordalês combina com vinhos brancos e tintos jovens.

Espumantes e Champagne

O melhor tipo de taça para servir estas bebidas é a fina e comprida, chamada de Flute. Ela é capaz de reter por mais tempo as borbulhas de gás carbônico formadas ao servir o espumante ou champagne.

 

Cerveja, Cachaça e Uísque

Cerveja e chope

Os copos desenhados para servir cerveja são aqueles com a boca um pouco mais larga do que a base. Essa estrutura ajuda a formar a quantidade correta de espuma, que serve para manter a cerveja gelada por mais tempo. Porém, hoje já existem cervejas para serem degustadas a temperatura ambiente e para cada estilo de cerveja existe um copo certo. Alguns, inclusive são taças.

Para a cerveja tipo Pilsen, a taça Pilsner (a quinta da esquerda para direita na foto acima), que tem a boca mais larga do que as taças modelo Tulipa, são a melhor escolha, pois possibilitam a formação de uma espuma mais cremosa.

Na hora de servir chope, prefira as calderetas. O formato em cone garante a formação do colarinho, que funciona como uma barreira natural contra a perda de gás e de aroma.

Cachaça

Normalmente é servida em um copo tipo shot, que favorece os sabores e aromas da bebida.

Uísque

O copo deve ter o formato ideal para a colocação do gelo: baixo e largo. Essa “anatomia” também serve para impedir que os ingredientes da bebida fiquem no fundo, além de exaltar os aromas dos ingredientes e do processo de envelhecimento. Também pode ser servido no modelo de copo “on the rocks”.

De maneira geral, dê preferência para copo ou taça de boca larga, que permita a aeração e concentração do aroma do uísque.

Conhaque, coquetéis, licor e água

Conhaque

O copo ideal para servir conhaque tem como características principais o bojo largo e arredondado, a haste curta e a boca estreita. Isso permite que a palma da mão aqueça a bebida para desprender seu aroma característico enquanto é consumida.

Coquetéis

Taças de Martini, de Margarita ou do tipo Flute são boas opções para servir coquetéis. Deve-se evitar os copos com corpo decorado ou colorido e dar preferência aos lisos e transparentes. Os pés podem ser coloridos. Não importa o material, vidro ou cristal, a regra para se escolher corretamente é que os copos sejam bem elegantes.

Licor

O licor é uma bebida doce servida após as refeições, em pequenas quantidades, devido a sua ação digestiva. É de alto teor alcoólico e é servido em pequenas taças chamadas de cálices.

Água

Em um bom serviço, tão importante quanto os cuidados com os copos de vinho, é estar atento ao copo de água. A taça de água deve ser de altura e diâmetro maior do que a taça em que é servido o vinho tinto.

Fontes: A sommelière Joelma Rodrigues, o barman Severino de Oliveira, do Bar Espírito Santo, e o barman Álvaro Guerrero Suarez. 

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário