Olá, pessoal! Hoje vou dar uma forcinha para quem precisa liberar espaço no quarto das crianças mas não sabe por onde começar. A dica é treinar a arte do desapego eliminando seis itens imediatamente, sem dó. Coragem! Depois será mais fácil aprofundar a organização.
1 – Acúmulo de papéis vindos da escola
Nem todos os papéis que vêm da escola com atividades, provas, informes etc precisam ser guardados. Selecione o mais importante de cada época e mande o restante para reciclagem. Se você não fizer essa limpa, uma hora a papelada vai dominar o espaço.
2 – Materiais de desenho e pintura danificados
Faça uma limpa no material de desenho e pintura das crianças, retirando restinhos de giz de cera, canetinhas sem tinta, apontadores cegos, tintas secas e tudo o que estiver em mau estado. Os itens estragados não só ocupam espaço como atrapalham a criação artística.
3 – Meias velhas ou sem par
Provavelmente existe um mundo paralelo de meias perdidas, rs. Quando elas ultrapassam o portal desse mundo, não voltam mais, então elimine as que restaram sem par. O mesmo vale para meias velhas demais, frouxas, apertadas, rasgadas ou manchadas. E já que você está mexendo na gaveta de meias, que tal dar uma olhada no estado das cuecas e calcinhas?
4 – Roupas manchadas / estragadas
Caso você já tenha tentado tirar a mancha com o produto x e a receitinha y mas não deu certo ou diz que vai tentar mas nunca se dispõe a fazer, desista e separe a roupa do armário. Assim como roupas furadas, rasgadas ou estragadas. Você até pode manter algumas peças para brincadeiras com alto teor de sujeira, mas não exagere na quantidade.
5 – Livros rasgados / caindo aos pedaços
Mande para reciclagem livros caindo aos pedaços, que não podem mais ser reparados. Se as crianças forem muito apegadas a eles, o melhor é adquirir exemplares novos dos mesmos livros ou incentivar empréstimos na biblioteca.
6 – Brinquedos sem conserto/ bichos de pelúcia que só juntam pó
O mesmo vale para brinquedos quebrados sem conserto (e suas peças espalhadas), brindes, tranqueirinhas e bichos de pelúcia que só juntam pó na estante. Rua! Se o brinquedo estiver em bom estado, separe-o para doação.
Gostaram das dicas? Dependendo da idade das crianças, elas podem ajudar na organização.
Beijocas estaladas!
Fontes: apartmenttherapy.com e Bebel Marrey Ferreira