Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como organizar quarto de irmãos

previous arrow
next arrow
Imagem: 1 de 7 - Dicas para organizar quarto de irmãos
A tarefa de organizar o quarto de filhos que dormem juntos certamente se torna mais fácil se tudo tiver seu local adequado para ser guardado. Primeiro, descarte tudo que estiver em desuso. Depois, setorize os espaços (roupas, brinquedos, livros, estudo).
É importante que as roupas e acessórios de cada um fiquem separados. Se o armário for compartilhado e não for possível cada um ter um lado, demarque visualmente os espaços com etiquetas ou adesivos nas prateleiras e gavetas.
Assim, a individualidade de cada um é respeitada e, na hora de guardar e usar as peças evita-se confusão e bagunça.
Com relação ao espaço para estudos, o ideal é que cada um tenha o seu, pois é onde irão se concentrar e deixar seus materiais.
Imagem: 2 de 7 - Como organizar as roupas
Cada peça deve ter um lugar próprio. Categorize os espaços por tipo de roupa: camisetas de manga curta, de manga longa, meias, roupas íntimas etc.
Colmeias para gavetas ajudam a organizar meias e roupas íntimas e viabilizam dividir a gaveta em dois, caso seja necessário.
Lembre-se de colocar roupas (inclusive as dos cabides) e calçados em um nível adequado à altura de cada criança.
Se tiverem que usar o mesmo varão do armário, amarre uma fita para marcar a divisão (cada um ficará com um lado).
Faça um rodízio de roupas de verão e inverno, e deixe as peças daquela estação à vista. Vale usar saco a vácuo para reduzir o volume.
Imagem: 3 de 7 - Como organizar brinquedos
Organize-os por categorias (bonecas, bolas, carros, pelúcias, jogos, e também livros), independente de quem sejam, pois é comum os irmãos brincarem juntos, até com idades diferentes. Outra vantagem é para que aprendam a dividir.
É melhor colocar em caixas proporcionais ao tamanho dos brinquedos ao invés de uma caixa muito grande ou baú, pois há maior possibilidade de ficar bagunçado.
Uma dica é colocar os brinquedos maiores em cestos, e miniaturas, acessórios e lápis, por exemplo, em caixas. Cestos e caixas podem ser organizados em estantes.
Prateleiras e nichos acomodam bem jogos, mas devem ficar na altura das crianças.
Identifique as caixas e cestos com etiquetas - escritas, se já forem alfabetizadas, ou com figuras - para facilitar a brincadeira e na hora de guardar.
Imagem: 4 de 7 - Itens organizadores para quartos infantis
Estantes baixas, nichos, prateleiras, ganchos para pendurar mochilas e casacos, cabideiro, caixas com e sem tampas, baldes, sapateira e cesto plástico para roupas sujas são aliados da organização.
Dê preferência para cestos, caixas e baldes de plástico, que facilitam a limpeza.
Organizador de sapatos para porta pode servir para guardar bonecos e pequenos brinquedos.
Para crianças pequenas, uma ótima ideia é ter um "tapete-saco": pode ser estendido no piso e, quando a brincadeira acabar, basta puxar um cordão (que contorna a borda) para reunir os brinquedos e pendurar em um gancho.
Imagem: 5 de 7 - Decoração e disposição dos móveis
A disposição dos móveis deve permitir boa circulação.
Padronizar também é organizar e ajuda na harmonização do ambiente.
Evite o uso de móveis grandes e muitos objetos decorativos, pois o espaço fica mais propenso à bagunça.
Se faltar espaço para brincadeira, as crianças tendem a espalhar os brinquedos pela casa e quarto.
Móveis multifuncionais são muito úteis em espaços reduzidos, como cama com escrivaninha embaixo e beliche com gavetas.
Imagem: 6 de 7 - Dois meninos, duas meninas ou menino e menina
De modo geral, a organização de roupas é a mesma para as três situações.
Se forem dois meninos ou duas meninas, devem-se respeitar as preferências deles delas e dar espaço para personalização, como almofadas, caixas e mantas das camas de cores diferentes.
Identifique as roupas se os tamanhos forem próximos. Isso pode ser feito com caneta de tecido ou com etiquetas termocolantes, que podem ser confeccionadas com o nome da criança e são fáceis de aplicar nas roupas em casa.
Se for um casal, fica mais difícil fazer um armário simétrico, pois as meninas costumam ter roupas e acessórios em maior quantidade e variedade. Por outro lado, é fácil fazer uma personalização do que é de cada um no ambiente, como uma prateleira com objetos de menino e outra de menina e cores diferentes para caixas dos brinquedos que não forem comuns.
Imagem: 7 de 7 - Para envolver as crianças
Dê o exemplo. Os pais não têm como exigir dos filhos se eles mesmos não forem organizados.
Muitas vezes, a falta de organização ocorre por não ter locais apropriados para cada objeto e roupa.
A organização deve ser ensinada de forma divertida.
No início, faça junto com eles a organização após a brincadeira e vá ensinando como guardar tudo no local marcado. Isso criará uma rotina positiva.
Cada criança deve ser responsável por manter seus pertences organizados.
No caso de um irmão ser organizado e o outro, bagunceiro, os pais devem conversar com o desorganizado sobre os prejuízos que ele está causando não só ao irmão, mas a ele próprio.
Oriente com paciência, determine regras, elogie e cuidado com o excesso de crítica, que pode desestimulá-los.
*Dicas das organizers Adriana Saade, Ana Afonso, Carolina Rosa, Cecília Monteiro e Ingrid Lisboa
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Dicas para organizar quarto de irmãos. A tarefa de organizar o quarto de filhos que dormem juntos certamente se torna mais fácil se tudo tiver seu local adequado para ser guardado. Primeiro, descarte tudo que estiver em desuso. Depois, setorize os espaços (roupas, brinquedos, livros, estudo). É importante que as roupas e acessórios de cada um fiquem separados.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário