Nem todo home office é usado apenas por uma pessoa e quem compartilha esse espaço de trabalho em casa com os filhos ou companheiros também precisa, muitas vezes, usá-lo ao mesmo tempo em que as outras pessoas. É preciso garantir que o trabalho de todos seja produtivo e o local seja confortável. Veja as dicas a seguir para organizar seu home office.
Dicas para começar a organização
- Para garantir que todos poderão trabalhar bem, o home office já deve ser feito levando em consideração a necessidade de compartilhamento;
- Leve também em consideração alguns pontos:
- O fato de os usuários exercerem a mesma atividade ou terem profissões diferentes interfere na maneira como o home office precisa ser;
- Caso um dos usuários precise constantemente falar ao telefone, por exemplo, o espaço vai demandar divisórias tampões, pois elas são capazes de abafar o som e minimizar seu vazamento para o outro lado da bancada.
Home office em casa
- O mais adequado é posicionar uma mesa grande no meio do ambiente, permitindo que as extremidades sejam usadas cada uma por uma pessoa.
Home office em apartamento
- O melhor é investir em bancadas de trabalho que sejam fixas nas paredes laterais e precisem de apenas um ponto de apoio no chão. Assim é liberado o espaço embaixo da mesa para acomodar melhor as pernas dos usuários;
- Da mesma forma, as prateleiras com nichos podem substituir gavetas;
- Móveis versáteis também otimizam o espaço;
- Gaveteiros baixos e com rodízios podem ser cobertos com uma almofada, por exemplo, e podem servir como banco para quando for necessário receber alguém no ambiente de trabalho em casa.
Home office organizado
- Delimitar bem onde começa o espaço de um e onde começa o espaço do outro. Isso não precisa ser feito por meio de divisórias;
- O mais importante é respeitar a regra básica:
- Não avançar nem um centímetro o espaço do outro.
Ferramentas de trabalho
- Também é importante que cada usuário tenha suas próprias ferramentas de trabalho, por exemplo:
- Suas próprias gavetas e arquivos;
- Utensílios de escritório;
- Pastas;
- Canetas, grampeadores, clips;
- Blocos de papel;
- Calendários e assim por diante.
- Dessa forma tudo o que você precisar vai estar disponível e no local onde você deixou depois de usar pela última vez;
- E para que as coisas não se misturem, os objetos de cada usuário do home office deve ser de uma cor. Essa cor vai servir também para identificar quais são as gavetas, prateleiras, pastas e área de trabalho de cada um;
- Quando você tem seu espaço de trabalho individual, já é importante manter a mesa sem bagunça, no home office compartilhado isso não é diferente;
- O ideal é deixar sobre a bancada apenas os utensílios de uso diário e frequente;
- E caso um dos usuários do home office seja mais bagunceiro do que o outro, ele precisa cultivar o hábito de manter a bagunça restrita aos seus arquivos, gavetas e prateleiras.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira; Heloísa Dabus, arquiteta da Dabus arquitetura, empresa especializada em projetos de ambientes para trabalho; Ana Maria Afonso – personal organizer.