É comum que a lavanderia seja o último local a ser pensado na hora da organização, mas não é por isso que ela precisa ficar de fora. Na foto acima, a arquiteta Orlane Santos utilizou armários, baldes e prateleiras para organizar o ambiente. Com alguns detalhes simples e práticos, podemos manter o local organizado. Confira algumas dicas no Portal Bbel.
O que precisa ter na lavanderia
- Baldes, vassouras, rodos, panos de chão, tapetes, buchas e esponjas;
- Produtos de limpeza da casa e das roupas, amaciante, sabão em pó, água sanitária, desinfetantes;
- Acessórios para a lavagem, como sacos para roupas, adesivos para tirar pelos;
- Cesto de roupas limpas e sujas;
- Tábua e ferro de passar roupa.
Organizando a lavanderia
- Tenha dois cestos e destine um para roupas sujas e outro para limpas, se puder aliar os cestos e baldes com a decoração, melhor.
- Tenha baldes e bacias de cores diferentes, que deverão ser utilizados sempre para a mesma função. Por exemplo, se em um balde você deixa panos de molho em água sanitária, utilize-os sempre para isso.
- Outro passo é evitar o acúmulo de coisas no chão. Isso facilita a circulação e disposição dos objetos.
- Antes de comprar prateleiras, armários e principalmente a máquina de lavar, evite dor de cabeça e tire as medidas do ambiente antes.
- Quanto ao piso, opte por materiais que não estragam em contato com a água, como porcelanato ou cerâmica.
- A parede pode ser aproveitada com ganchos e prateleiras. Vassouras, rodos e pás penduradas não ocupam espaço.
- Separe os produtos de limpeza por tipo (de roupa e casa) em armário ou prateleiras, sempre deixando à mão (mas fora do alcance de crianças) os mais utilizados.
- Cestinho para os pregadores são ótimos para não espalhar e ainda conservá-los limpos.
- Preste atenção aos detalhes que podem facilitar a rotina e até a limpeza. É indicado que o tanque estaja próximo à máquina, isso evita que o ambiente fique inteiro molhado.
- Se a lavanderia for próxima à cozinha, disfarce os produtos e eletrodomésticos com uma cortininha, que além de camuflar, pode dar toque decorativo ao local. O ideal é que se coloque uma divisória com porta entre os dois ambientes para que na hora de cozinhar se consiga fechar a porta evitando ao máximo que aromas e gorduras se impregnem nas roupas que estão estendidas. Se isto não for possível, programe o horário de lavar e estender a roupa para depois do horário do preparo dos alimentos.
- Em vez de um varal grande tradicional, considere a ideia de um dobrável preso a parede, um de teto ou alguns menores guardáveis.
- Para facilitar, instale o varal no sentido contrário a janela, de forma que o vento passe por entre as roupas, facilitando e agilizando a secagem.
- Poupe espaço não deixando a tábua de passar sempre montada. Tenha um suporte para ela e para o ferro. Facilita guardar o ferro e a tábua próximos.
- Caso não tenha problema com espaço, acrescente uma ilha de armazenamento no centro do ambiente. Ela serve para deixar os objetos e produtos sempre à mão, além de auxiliar na dobra de roupas.
Fonte: Ana Ziccardi, Personal Organizer da OrganizUp e Paulo Freitas, departamento de desenvolvimento da Astra.